Se você quiser aumentar downloads e acessos do seu app de forma consistente, entenda, conheça e explore todas as possibilidades que você tem.

Eu sei bem como é pensar em divulgação e não ter dinheiro, essa é a realidade de empreendedores ao longo da nossa jornada. Ossos do ofício.

Divulgar o app e conseguir downloads é um ponto crucial para que sua ideia sobreviva é um enorme desafio.

Então, neste artigo você vai:

  • Entender o conceito de “Modo de Ataque” que aprendi com o fundador do Catraca Livre que já foi um dos 10 sites mais acessados do Brasil;
  • Ter referências sobre marketing de guerrilha;
  • Aprender a importância de dar a melhor experiência para seus usuários;
  • Conhecer formas de divulgar seu app de forma gratuita;
  • Saber mais sobre ações de marketing básicas, econômicas e com alto potencial.

Boa leitura!

Modo de Ataque

Há dois anos, a Fabapp fez uma importante parceria com um dos maiores sites de notícias e conteúdo do Brasil, o Catraca Livre. Um dia, ao visitar sua linda sede na Vila Madalena percebi algo diferente.

A sala que a gente se reunia sempre haviam de 5 a 10 pessoas. Só que dessa vez estava lotada, com 10, talvez 15, todas concentradas, com o notebook no colo e fones de ouvidos.

Eu questionei o Gilberto, fundador do Catraca Livre, o que estava ocorrendo. Ele disse: “Modo de ataque”. Não entendi muito bem e fiz uma cara de interrogação.

Como um ótimo comunicador e gestor de pessoas, ele percebeu que não entendi nada e logo me explicou.

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Tivemos uma queda no tráfego do site, chamei a equipe inteira de produção de conteúdo e marketing e pedi que todos dessem ideias de como aumentar o tráfego sem gastar um nada e que aplicássemos.

Na semana seguinte voltei e perguntei o resultado da nova forma de atuação. Foi um enorme sucesso e disse:

“Acho que nunca mais sairemos do modo de ataque”.

E entendi claramente a razão desta frase e desde então percebi que sempre precisamos estar em alerta, em modo de ataque.

A grande lição dessa situação é que independente do seu tamanho e orçamento, sempre teremos oportunidades escondidas e formas de crescer o nosso negócio sem necessariamente gastar mais.

E isso me fez lembrar da estratégia de Marketing de Guerrilha, que conheci lendo o blog do mestre, o guru da publicidade e propaganda digital, Neil Patel. Se você tiver interesse, ele fez este post incrível que ele fala sobre o assunto.

Você já o conhecia? Recomendo fortemente aos interessados em marketing e mídia digital, que se inscreva no blog dele.

Resumindo a ópera: encontre, planeje e aplique o seu modo de ataque e marketing de guerrilha. Faça diversas tentativas, meça, melhore, teste e continue.

Só o esforço contínuo trarão os resultados que nós esperamos. E as ações de cada dia importam.

Hoje tentamos aplicar essa ideia e maneira de pensar na Fabapp. Temos mais de 10 ações de marketing rolando ao mesmo tempo.

A ação mais recente que fizemos foi a criação de uma lista de Whatsapp com o contato dos nossos usuários e clientes para enviar atualizações e notícias. Não custou nada e já temos mais de 300 pessoas em menos de um mês.

Bom, agora que já expliquei alguns conceitos vamos a lista. Vou apresentar 25 maneiras de divulgar o app e espero que você veja o quão simples e práticas elas são.

Vamos lá?

25 formas gratuitas ou econômicas de divulgar seu app

#1 Relacionamento com usuários – boca a boca

Este item não está em primeiro lugar da lista à toa. O boca a boca é uma forma de divulgação orgânica, poderosa e que não lhe custará nada!

Ele será feito através dos usuários que já instalaram seu app. O termo para quem adota uma tecnologia no seu início são conhecidos como early adopters.

Assim que lançar seu aplicativo, fale com conhecidos, divulgue seu aplicativo e peça que eles baixem o app e o avaliem!

Depois trate de cuidar desses usuários com carinho, entenda as necessidades deles e veja o que pedem nas resenhas e feedbacks do app. O seu objetivo é que eles se tornem promotores do seu app.

Uma curiosidade é que seu app nas lojas é classificado em faixas (tiers em inglês). A primeira delas é de 50 a 500 downloads. Se você tiver menos de 50 downloads eles consideram seu app como irrelevante e tornam difícil que ele seja descoberto por quem o procura.

boca a boca aumentar downloads

#2 ASO 1 – Nome do app

Já que falei acima de classificação nas lojas, vou direto ao ASO, que em português é otimização nas lojas de apps. É a forma de fazer com que seu app tenha mais visibilidade nas lojas de apps da Apple e Google.

O nome é o fator primário mais importante, isto porque na hora de procurar seu app pelo nome na barra de busca das lojas, se ele não for bem pensado e posicionado, o usuário terá dificuldades em encontrar seu aplicativo.

Se quiser se aprofundar no tema de ASO, temos este artigo no blog da Fabapp e este vídeo no nosso canal do Youtube. Dominar ASO é a forma mais econômica de aumentar os downloads do seu aplicativo.

#3 ASO 2 – Descrição e Palavras-chave

Além do nome do app, a descrição e as palavras-chave escolhidas também são relevantes para que usuários encontrem o seu aplicativo nas lojas.

Sabia que 48% das pessoas descobrem apps navegando nas lojas de apps? Então, acho bom você pensar bastante, gastar tempo e investir na elaboração do seu ASO.

Veja a imagem que retirei da pesquisa feita pelo Google.

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#4 ASO 4 – Reviews e comentários

As dicas anteriores de ASO não são como esta, pois elas são feitas antes do lançamento.

As revisões e comentários nas lojas não, elas só ocorrem depois que você publicar seu app e usuários o instalarem.

O Google e a Apple vão criar um ranking no algoritmo e classificar seu app conforme mais reviews com 5 estrelas ele tem e também pela resposta dada aos comentários.

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# 5 Google meu negócio

Esta é mel na chupeta. Rápido, fácil e de graça. Basta você ter uma conta Gmail e cadastrar seu negócio e app no Google.

Isto dá uma melhor impressão sobre seu app e sua organização.

Além da melhor experiência que o usuário terá ao encontrar seu app no buscador do Google, ele aumenta a sua nota dentro do algoritmo que classificará melhor o seu negócio.

E não se esqueça de fazer você a primeira revisão e pedir para amigos e conhecidos.

Detalhe, você precisa de um endereço físico real para que o Google envie uma carta física de confirmação. Sim, eu também fiquei surpreso com este processo, mas entendo a necessidade. Demora até 10 dias úteis.

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# 6 Whatsapp – seus contatos

O Whatsapp é uma ferramenta fantástica. É o boca a boca digital.

Com o whatsapp você pode criar uma lista de transmissão e enviar em massa uma mensagem para seus contatos, como:

“Já pensou em encontrar os melhores serviços da sua região? Baixe o app Guia da Região. Link para Google Play e para App Store. Seria muito importante você avaliar o meu app e comentar, assim posso melhorá-lo”

Prepare uma mensagem legal e dispare para seus conhecidos baixarem seu app. Não esqueça de pedir para avaliarem o app nas lojas e comentarem!

#7 Whatsapp Business – Para uma divulgação mais profissional

Você pode fazer a divulgação com o seu Whatsapp, mas há uma maneira de deixar o seu contato com os usuários mais profissional.

Se o seu celular tiver a opção de dois sim cards (chip), não perca tempo. Compre um pré-pago, cadastre no Whatsapp Business e pronto.

As vantagens são as etiquetas, onde você pode marcar seus usuários em diversos segmentos e as respostas automáticas, seja para iniciar a conversa ou para avisar que não está disponível naquele momento.

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# 8 Landing Page / Website

Assim como a Fabapp existe para facilitar a criação de apps, existem milhares de plataformas para criar sites de graça, como Wix, WordPress e Webflow.

Ao criar um site, ganha-se relevância na web e captura-se os usuários que buscam o app nos buscadores na internet.

Segundo o Google, um dos fatores mais considerados na hora de baixar um app é a privacidade e a segurança da informação.

Já pensou em procurar sobre o app não encontrar um site sobre o app? Uma dica é usar o PWA e já ter o seu app sendo acessado via navegadores, pois esta opção oferece o domínio para o app. Na Fabapp os apps ao serem criados, também são PWA!

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#9 Comece um blog próprio

Um blog com o conteúdo certo pode fazer a diferença para conquistar novos usuários.

A Fabapp, por exemplo, tem mais de 20 mil leitores mensais no blog, isto porquê, assim como este artigo, nós produzimos diversos conteúdos que podem ser relevantes e úteis para o público-alvo da plataforma.

Assim como o item anterior, você pode construir seu blog em ferramentas gratuitas ou até mesmo tentar inovar e criar uma página no Medium, uma espécie de rede social de criadores de conteúdos.

#10 Crie páginas no Facebook, Linkedin, Instagram

Este item vou falar por desencargo de consciência, já que eles são óbvios e obrigatórios.

Se você quer que seu app tenha sucesso, o mínimo que você precisa fazer é ter uma presença nas redes sociais.

Não estou falando para gastar rios de dinheiro em mídia paga nas redes sociais, mas sim para contar com tráfego orgânico e para gerar mais pontos de contato e de descoberta do seu app.

Não precisa ser em todas, pense bem em qual você deve iniciar. Por exemplo, sabemos que o Linkedin é uma ferramenta mais profissional, sendo assim não tem motivo um criador de um app de piadas divulgá-lo por lá.

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#11 Parcerias com blogs do seu interesse e nicho

Talvez este item e o #12 sejam as maneiras mais explosivas de conseguir downloads para seu app. Isto porque leitores de um blog confiam nos escritores e criadores, assim como seguidores confiam em seus influencers.

Por exemplo, o app Querida Ansiedade teve mais de 50 mil downloads em menos de 15 dias quando um blog especializado em meditação, bem-estar e saúde criou um artigo sobre o quão bom o app era.

Tá esperando o quê? Busque logo parcerias com blogs relevantes e que tenham relação com o seu aplicativo.

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#12 Parcerias com canais de influenciadores

Nos últimos anos tivemos um crescimento enorme na quantidade de celebridades da web, os famosos influenciadores.

Com seus inscritos e audiência fiel, eles normalmente estão a procura de conteúdos interessantes e que possam virar pauta em seus canais.

Procure no Youtube ou Instagram palavras-chave relacionadas ao tema do seu app e os encontre. Depois entre em contato e tente fazer esta parceria que será boa para ambos os lados.

#13 Participação de comunidades e grupos

Existem diversos grupos, comunidades e fóruns na web e também em redes sociais e rola de tudo, divulgações de produtos, dicas, promoções e etc.

O app Mães Desesperadas, por exemplo, é um aplicativo feito para mulheres que terão filhos ou que já tem filhos.

Imagina grupos de whatsapp de mães, que sabemos que existem vários, divulgando e compartilhando o app?

O app já tem mais de 100 downloads e se eu fosse o responsável por marketing deste app, já estaria em 100 grupos de whatsapp ajudando as atuais e futuras mamães e divulgando o app!

#14 Participe de prêmios e desafios

Existem diversos desafios, prêmios e hackathons que são promovidos principalmente por órgãos multilaterais, como a ONU, Banco Mundial, por empresas grandes, como o Google, Facebook, Youtube, IBM, Natura e Ambev e também por outros agentes do ecossistema de startups.

As vantagens de participar destes desafios é que você promove o seu app e ainda recebe feedbacks, críticas, sugestões e elogios. E na grande maioria das vezes estes desafios são gratuitos e tem premiação.

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#15 Convidado em blogs, colunas e canais

A produção de conteúdo é caro, exige criatividade, habilidade de pesquisa, de escrita, redação e foco. Por isso diversos blogs aceitam artigos de convidados.

Imagine que seu aplicativo atua no mercado de saúde mental, por exemplo. Você pode escrever um artigo e envia-lo por email aos editores do blog que normalmente ficam expostos. Um tema como “20 tecnologias para ajudar na saúde mental” e dentro da lista insira o seu app!

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#16 Email para usuários, ex-usuários e lista de email que você já possui

Na grande maioria os apps possuem um mecanismo de cadastro e de login para os usuários. E capturar informações como o número de telefone e email podem lhe dar ótimas oportunidades de retomar o contato.

Crie emails e os envie aos usuários de forma que eles considerem continuar com seu app instalado e que o possam promover, encaminhando os emails, por exemplo.

Esta construção de relacionamento entre o usuário e sua marca pode trazer ótimos frutos e o melhor, você poderá calcular este retorno, já que plataformas de envio em massa de emails tem sistemas de análise de dados, como abertura, cliques, encaminhamentos e etc.

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#17 Comentários em blogs, portais de notícias e comunidades

Não estou falando para virarem criadores de spam! Isso jamais.

A ideia é agregar em seus comentários e não fazer uma divulgação inoportuna. Interaja com o conteúdo, com outros leitores e pessoas que comentam e assim, sutilmente, fale sobre seu negócio, seu app.

E claro, não coloque em todos os lugares e saia comentado em todas oportunidades, pense na estratégia e veja se tem a ver com seu app, só assim para aumentar as instalações.

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#18 Grave e divulgue vídeos do app

Youtube, Twitch, TikTok, Snapchat, Instagram, Facebook… a lista é maior do que se imagina.

Vídeos são consumidos e são as mídias preferidas de alguns públicos, principalmente os mais jovens. Independente da idade do seu público, você deve investir em vídeos, sejam ele promocionais, de conteúdo ou educacionais.

Veja este vídeo que fizemos em março e que já bateu mais de 10 mil visualizações.

#19 Compartilhamento do app com encurtadores de URL

Simples, obtenha o link do app nas lojas, encurte e compartilhe. Os encurtadores de URL servem principalmente para que você possa ver quantos cliques ou acessos tiveram e também, claro, encurtar a URL e assim deixá-la mais amigável e menos suspeita.

Outra forma é criando um recurso de compartilhamento diretamente do app ou do seu conteúdo. Você pode fazer isto facilmente com HTML e também copiando a URL e colando na hora de divulgar.

# 20 QR-code

qr code aumentar downloads

Já viu uma imagem como essa antes? Essa imagem formada por quadradinhos de diferentes tamanhos é um QR CODE.

Um código bem parecido com os códigos que encontramos nas embalagens de produtos no supermercado e na frente dos caixas.

O código QR já é uma tecnologia bem disseminada em algumas regiões e ao divulgar seu app e aumentar downloads. Como no exemplo da imagem, além de despertar curiosidade, facilita bem a instalação do app pelo usuário.

# 21 Distribua panfletos e flyers

Conversei recentemente com uma amiga do mestrado sobre seu trabalho na área de marketing e ela, nada feliz, desabafou. “A minha chefe é totalmente contra ações com mídia offline. Acredita que ela me disse que não acredita na eficiência do marketing físico. Será que ela não enxerga que a concorrência está em placas, distribuindo panfleto na porta de cursinhos, na rádio, em ônibus e em outdoors?”

Eu concordo com a minha amiga e discordo da chefe dela. Apesar de entender mais sobre marketing digital e me sentir mais confortável com ele, não ignoro o poder da mídia offline.

Faça panfletos, distribua no seu ponto comercial ou em eventos. Ah, as dicas são: faça testes de conceito antes de imprimir todos panfletos, planeje bem e faça pedidos grandes, já que isso costuma baratear o custo por panfleto e peça indicações de gráficas para conhecidos.

Flyer para aumentar downloads

#22 Procure jornalistas ou pessoas que te apresentem jornalistas

Assim como influenciadores, jornalistas dependem de conteúdos relevantes e de pautas que gerem mais tráfego e audiência. Se você tiver alguém na sua rede de contatos que seja jornalista, sensacional.

A Fabapp apareceu no Jornal da Globo por conta de uma indicação de um cliente, o jornalista entrou em contato conosco e formulamos a pauta com dados sobre o mercado de aplicativos.

No dia que a matéria saiu no ar tivemos o recorde de acessos na plataforma, com mais de 1250 cadastros!

No Brasil, chegar na Globo é o auge (sim, era um sonho que foi realizado!), mas antes dela procurei muitos jornalistas e gerei pautas para a Fabapp, como foi o caso do Catraca Livre e do pessoal do Por Vir. Sendo este último bem menor e foi mais fácil de conseguir a pauta.

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#23 Procure outros apps para fazer parcerias

Aqui não tem muito segredo. Se você já tiver mais de 1000 downloads no seu app, entre em contato com outros desenvolvedores de apps e tente fazer uma permuta de anúncios.

Ele anuncia seu app e você anuncia o dele. Isso é poderoso já que se o seu usuário gostar do seu app e tiver alguma ligação emocional, a credibilidade que você possui poderá impulsionar o download e vice-versa!

Ah, você pode acessar a comunidade da Fabapp e fazer isso também!

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#24 Faça o update do seu app com recorrência

Esta dica é muito menos de conseguir novas instalações e mais para deixar de aumentar o número downloads totais. Sim, ter o app sempre em movimento, principalmente atendendo as demandas do usuário vai trazer novos downloads.

Mas como reforcei no início do texto, você deve se preocupar com os usuários que já baixaram seu app, então, melhore o seu aplicativo, gere conteúdos novos, envie pushs, ofereça novos benefícios.

Aí sim você vai aumentar o número total de downloads. Não adianta encher o barco de pessoas se ele estiver furado, certo?

#25 Vá e participe de eventos para aumentar downloads

Ferira Sebrae App Fazer app
FlickrSebrae

Eventos são importantíssimos para você testar sua ideia, suas hipóteses e claro, falar muito sobre seu app.

Temos eventos gratuitos e abrangentes como as feiras de empreendedorismo do SEBRAE, que são gigantes ou até mesmo meetups, que são encontros de pequenos grupos.

Não são todas as cidades que oferecem uma tonelada de eventos como São Paulo, mas vejo um movimento enorme em outras cidades como BH, Rio de Janeiro, Recife, Florianópolis e muitas outras, é só procurar em sites específicos, como a Startse e compareça.

Você pode ser um expositor, mas isto vai requerer contatos para fazer parcerias, caso contrário o valor será consideravelmente alto.

Conclusão

Neste artigo apresentei os conceitos de Modo de Ataque, Marketing de Guerrilha” e eles se relacionam.

A mensagem principal é que não importa a tamanho do seu negócio e ou a fase do seu aplicativo, mas sim a mentalidade de fazer diversas ações de divulgação ao mesmo tempo.

Posteriormente apresentei as vinte cinco formas de divulgar seu app, sendo que algumas grátis contabilmente, as quais se destacam o marketing do boca a boca, ASO e parcerias.

Outras formas tem a necessidade de investimento financeiro, mas econômicos. Alguns dos exemplo foram a impressão de QR-codes nos pontos de contato dos clientes, distribuição de flyers, panfletos e a criação de vídeos ou imagens que possam se tornar virais.

O segredo é nunca ficar parado e sempre estar envolvido em mais de três, quatro ações.

É crucial entender que cada forma de divulgar o app explora um canal de comunicação diferente e que nem sempre a mesma forma funciona para todos os apps.

Entenda quais são as melhores formas de atingir o seu público-alvo, a persona do seu app.

Você conhece alguma outra forma grátis ou super econômica de divulgar seu app e aumentar downloads? Comente!

Obrigado por ser leitor do blog da Fabapp!

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4 Comments

  1. Vou conferir com meu check list

    Com certeza tenho coisa p´ra acrescentar

    Muito boa as dicas.

    Obrigado!

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