O que é um formulário? Veja 12 formas de usar em apps

O que é um formulário?

O nome formulário se utiliza em referência a fórmulas ou ao formulismo. Ele é algo que deve ser completado ou preenchido com dados e que permita que estes sejam recebidos ao interessado!

Os dados e informações que devem ser coletados ou preenchidos variam conforme a necessidade que o formulador do formulário tem e qual é o seu interesse ao coletar tais informações.

Ontem – formulários no papel

A grande maioria de nós já se deparou e preencheu diversos formulários físicos, como inscrições, matrículas, entrada para tirar documentos ou até mesmo para votar em eleições. Vamos pensar neste último caso, já que o formulário não é grande, é apenas a escolha de candidatos. Qual é o grande problema nesse caso? A contagem de votos!


Image result for formulario papel


Quando se trata de formulários físicos o interessado ou os interessados, que neste caso são os órgãos organizadores da votação, devem após o preenchimento analisar formulário por formulário, preencher e registrar esta informação em Excel ou em qualquer outra forma em que o resultado final possa ser visto e isso só é possível com a compilação dos dados e quais são as conclusões que podem ser tiradas.

Hoje e o amanhã – formulários digitais

Eis que o mundo digital e online mais uma vez trouxe solução para um grande problema. Formulários digitais que automaticamente já enviam as informações para uma base de dados e essa pode ser obtida em segundos, sem a necessidade de registra-las novamente. As eleições no Brasil são um exemplo, já que as urnas eletrônicas, que são formulários, dão o resultado após horas do término das votações.

Formulários online também se caracterizam nos cadastros que fazemos em sites, plataformas online, aplicativo, na escolha e montagem de um carrinho de compras. Formulários podem ser vistos de diversas maneiras. Viu, é fácil entender o que é um formulário!

Agora que estamos todos na mesma página, falarei de 12 maneiras que formulários podem ser usados em aplicativos! Se você não começou ainda a fazer seu app, comece agoraaa! É simples e sem programação com a Fabapp!

Nos apps os seus formulários serão preenchidos e todas as respostas podem ser obtidas de maneira simples com poucos cliques!

Após criar seu app e tiver dúvidas sobre como configurar um formulário nele, veja nossos artigos da central de ajuda da Fabapp. O primeiro sobre como adicionar um formulário no seu app e depois como obter as respostas.

12 maneiras para usar um formulário no seu app!

1.Formulário de pesquisa de satisfação para apps de empresas e organizações.

Você não acha importante que todo negócio tenha uma forma de coletar as críticas e sugestões de seus clientes e o melhor, se ele está satisfeito com a sua empresa? Então, ao acessar ou instalar seu aplicativo o seu cliente vai enxergar que você se importa com ele!

Pergunte de 0 a 5, quanto ele dá de nota para a experiência que teve? E não se esqueça de perguntar as sugestões e ideias de melhoria para seu negócio, o que ele gostou e o que não gostou!

2. Formulário de envio e atualização de anúncios do seu app de guia comercial.

Um guia comercial é um negócio em que é super importante que os anúncios estejam atualizados. O formulário pode ser usado para que os donos dos guias comerciais recebam atualizações de seus anunciantes diretamente do app e o melhor, podem até aumentar as formas de ganhar dinheiro com o app.

O interessante é que com a nova funcionalidade de restrição de abas, o dono do guia poderá restringir a aba de envie sua atualização apenas para seus clientes. Eles poderão enviar as informações atualizadas, como também fotos e arquivos. Isso pode facilitar a comunicação e organização de informações dos anúncios do app! Outra ideia é vender o anúncio através do formulário!

3. Formulário de testes e simulados para apps de cursos e professores.

Nesta semana tivemos um app de um professor, o Xandão, que ficou entre os top10 apps mais acessados feitos na Fabapp. Você pode conferir o post clicando aqui.

Este app ensina tudo sobre química. Agora imagina o Xandão testando conhecimento da galera? Ver se o app está ajudando os alunos ou o melhor, onde os usuários estão com mais dificuldade. Basta ele fazer um formulário com um teste com 40 questões. Depois de um mês, ele obtém os resultados na planilha e oferece o resultado para seus alunos. Fantástico não?

4. Delivery de remédios e anexar receita para seu app de farmácias

Imagine ter rapidamente ao seu dispôr o aplicativo de delivery da farmácia! Isso é possível com um formulário no app! Você pode também criar uma seção específica para promoções!

Este app acima é um modelo pronto que você pode usar ao criar um app na Fabapp. Algo interessante é que muitos remédios não podem ser comprados sem uma receita médica. Por isso, se o seu aplicativo de farmácia pretende receber pedidos, o recurso de anexar documentos é necessário.

5. Formulário de abertura de chamado de suporte no app da sua empresa, agência e serviços.

Já tratamos aqui no blog diversos casos as razões para seu negócio ter um app. E o formulário pode ser uma alternativa para os emails. O cliente pode acessar o app e abrir um chamado. Basta você criar os campos do formulário com as informações necessárias para você atender o usuário.

Existem também empresas que tem suporte nível 1 e 2, como é o nosso caso. Poderia ser interessante, principalmente para times que ficam nas ruas, de enviarem o chamado e até anexar documentos para facilitar a visualização de quem recebe.

6. Formulário de pesquisas com cliente ou usuário do seu app.

Qual é o artigo que você gostaria que a Fabapp escrevesse no blog? Qual é a maior dificuldade que você tem na criação do seu app? Quantas instalações você precisa para acreditar que seu app é um sucesso?

Related image

Essas são algumas dúvidas que eu tenho e que gostaria de saber sobre os clientes da Fabapp. No meu app eu criaria um formulário com essas perguntas que guiariam muitas decisões que tenho que tomar. E quem não quer conhecer melhor o seu cliente e suas necessidades?

O formulário é uma ótima ferramenta para entender melhor o seu cliente e assim traçar uma estratégia de marketing e comunicação que atenda as dores que o seu cliente sente. E nós fazemos isso com frequência, então, por favor, se receber uma pesquisa nossa já sabe, certo? Queremos entender como melhorar nossos serviços.

7. Formulário de interatividade e engajamento com usuários – mande sua foto, áudio e vídeo.

Na Fabapp temos milhares de aplicativos de programas de rádio, televisão e até mesmo de Youtubers que querem oferecer um algo a mais para seus fãs e seguidores.

Com a funcionalidade de upload de arquivos você pode pedir para a sua audiência enviar mensagens, fotos e até mesmo áudios. Com essas informações você pode aumentar a interatividade do seu app e ainda divulgar as informações recebidas! Imagine uma promoção na sua web rádio em que os ouvintes enviem um áudio cantando uma música e a melhor ser divulgada na programação?

8. Formulário de agendamento de serviços para app da sua empresa .

A sua empresa trabalha apenas com agendamento de serviços? O formulário pode te ajudar a receber ordens de agendamento fora do horário comercial, assim seu cliente vai ter a oportunidade de tentar agendar com você!


Um pet shop pode receber agendamentos para banho e tosa, como o exemplo da imagem acima. Outro segmento que pode se beneficiar são salões de beleza para cortes de cabelo, manicure e etc.

9. Formulário de orçamentos para app do seu negócio.

Como você recebe orçamentos do seu negócio? Trabalha com fornecedores ou com representantes? O formulário no app pode ser uma boa opção para o seu negócio. Se você tem um modelo de orçamento e quiser aplicar no formulário, fica perfeito.

Assim você recebe todas as informações e pode acessá-las através de uma planilha, o que pode automatizar seu processo e melhorar a produtividade da sua equipe. Isto funciona bem para empresas que tem

10. Formulário de denúncias para seu app social e de comunidades

Apps também servem como utilidade pública e apps com causas sociais também podem usufruir do formulário. Vamos imaginar um app de um guia comercial ou turístico de uma cidade, que divulga os comércios, opções de lazer e agendas de eventos.

Agora a cidade passa por um problema grave de buracos nas ruas. O app pode criar um formulário e pedir para que os usuários enviem as fotos e local dos buracos com a funcionalidade de formulário. Com isso, o desenvolvedor vai ter as informações necessárias para pressionar a prefeitura e os órgãos competentes para arrumarem a situação. E isso vale para denúncias de abusos, abandonos e muitas outras injustiças que rolam por aí.

11. Formulário de reservas de mesa ou espaço para seu restaurante, buffet e eventos.

Aqui não tem muito segredo. Se o seu restaurante tem um app, igual ao que eu ensinei a fazer no canal do Youtube da Fabapp, ou é um espaço de eventos, um formulário cai como uma luva.

Image result for reservado


É só criar um formulário com as perguntas básicas, como nome, email, telefone de contato e a data da reserva. Claro, cada caso é um caso, por isso você pode personalizar seu formulário e pedir todas as informações necessárias para fazer uma reserve através do app.

12. Formulário de inscrições, sorteios e questionário em tempo real no app do seu evento

Já fui em diversos eventos e palestras, isso faz parte da rotina de um CEO. E uma coisa que sempre observo é se o evento tem um app. E infelizmente a maioria não tem! Apesar dos apps, como os conhecemos hoje, terem sido inventados há mais de 12 anos, muitos eventos ainda não tem um aplicativo, ao contrário do Aloha Spirit, da imagem acima, um app de competições de esportes marítimos, feito na nossa plataforma.

O app pode ter todas as informações do evento e o formulário entra como um algo a mais, um diferencial para o app. Imagine que o público do Aloha possa dar a nota ao vivo dos competidores e ter o prêmio de “O atleta da torcida”. Agora pense em outro tipo de evento, feiras de negócios. Elas sempre estão cheias de palestras, pois então, imagine os palestrantes pedindo ao público para acessar o app, responder a enquete no formulário do app e assim ter o resultado ao vivo?

Conclusão

Formulários online vão oferecer a oportunidade de você ter as informações de maneira eficiente e organizada. Existem várias formas de se aplicar um formulário e trouxe 12 maneiras de usa-lo no seu app, mas as possibilidades são infinitas. Basta entender a sua necessidade, como aplicar esta solução e assim resolver seu problema.

Ainda não tem um app? Faça o seu app na Fabapp e adicione o recurso de formulário nele. Se tiver dúvidas de como fazer, temos nossos artigos na central de ajuda, sobre como adicionar um formulário no seu app e como obter as respostas. Não se esqueça de atualizar seu app nas lojas do Google e Apple após inserir qualquer funcionalidade nova no seu aplicativo.

Gostaram do artigo? Não deixem de postar seus comentários, sugestões, ideias de uso de formulário e críticas!

Ah, e por último e não menos importante, quero agradecer especialmente algumas pessoas que colaboraram com a idealização deste artigo. São elas: Carolina Gomes, Gabriel Paliari e
Lucas Ranna do time da Fabapp e Jeferson Assis, Joaquim Hermano e Naldo Mesquita, Appers. Obrigado por ajudar a Fabapp e a nossa comunidade!

Para participar da comunidade, trocar experiências e aprender muito sobre desenvolvimento de apps, basta clicar aqui!

Até a próxima!