Sites para baixar e fazer downloads de ícones grátis são a essência da colaboração da web, já que designers disponibilizam seus trabalhos para todos.

Mas antes de usar ícones, o que são ícones? Eles são importantes e devo me preocupar com eles?

No mundo do design, ícones são imagens que nos dizem de forma bem direta o que alguma coisa significa, para que serve um objeto ou que tipo de conteúdo vamos encontrar pela frente.

Podemos não perceber muitas vezes, mas nós usamos ícones o tempo todo e eles são vitais na comunicação visual moderna:

Sinais e placas de trânsito:  Um bonequinho iluminado por uma luz verde indica que podemos atravessar a faixa de pedestres ou uma placa com a letra “E” atravessada por um risco vermelho nos diz que é proibido estacionar nesta rua.

Produtos químicos: Uma caveira desenhada num frasco nos indica que aquele conteúdo é perigoso e devemos tomar cuidado, um veneno ou algo que não deve ser tocado.

Tecnologia e sistemas: O desenho de uma lixeira indica que os arquivos que estão ali foram apagados e não servem mais, um pequeno auto-falante próximo ao relógio nos mostra o volume configurado no nosso computador e uma interrogação nos leva a resposta de uma dúvida.

Viu como estamos cercados por ícones e nem reparamos?

Agora pegue o seu celular e dê uma olhada nos apps instalados: calculadora, navegador de internet, câmera fotográfica, galeria… cada um desses apps tem um ícone para indicar o seu objetivo, sua funcionalidade. A sua função.

Cada ícone que aparece em nosso smartphone, tablet e computador nos mostra de uma forma bem prática para que serve cada app.

Entendeu a importância de um ícone? E ter os ícones corretos, que tenham uma unidade de identidade e que se complementem não é algo tão simples, na verdade é um grande desafio.

Veja o app abaixo, como os ícones trazem imediatamente a representação do que usuário deve saber e com unidade e harmonia visual.

Mas o mercado de ícones se move rapidamente e nem sempre temos recursos disponíveis ou possibilidade de ter um ícone criado do zero, por especialistas e designers.

Para facilitar a vida existem almas maravilhosas no mundo que disponibilizam ícones gratuitos e muitas vezes já com o design complementar e que vai trazer tudo que um ícone deve ser.

Abaixo a listei 50 sites para você baixar ícones grátis. CINQUENTA?

Isso mesmo. Meia centena de sites para você encontrar os ícones ideais para sua comunicação. Quando comecei a escrever o artigo, pensei em 20. Mas depois que me aprofundei no tema, descobri o universo enorme de compartilhamento especializado em ícones!

Particularmente, o que mais uso é o IconFinder, isso só por causa do editor de cores dele. Como não sou designer de profissão, é uma mão na roda.

50 sites para você baixar ícones grátis

Antes, três dicas.

A primeira é que os sites são em inglês e as buscas em termos em português não retornam, Sendo assim, use o Google Tradutor para ter os termos e palavras corretas para executar as pesquisas dos seus ícones.

Dois, se você tiver dificuldades ou não sabe como descobrir a cor HEX ou RGB exata para ser usada, tente usar a ferramenta Color, da Adobe.

E por último, TOME CUIDADO COM DIREITOS AUTORAIS! Ao baixar os ícones nos sites, certifique-se de que os que você escolheu são gratuitos ou podem ser usados comercialmente.

Isso pode evitar futuras dores de cabeça! Para evita-las, sempre tente inserir “Ícone feito por nome do artista e baixado em nome da plataforma“.

Vamos lá!

1. IconFinder

Apesar de ter muito mais opções pagas, a biblioteca do Icon Finder gratuita tem bastante opção. Ele se destaca pelo editor dos ícones já embutido no sistema.

É um sistema simples e intuitivo para conseguir padronizar a identidade visual do seu app!

2. Flat Icon

O Flat Icon oferece mais de 19 milhões de ícones, sendo que milhões são gratuitos e tem a maior base de vetores da web!

É só entrar e achar o ícone perfeito para você. O destaque dessa plataforma é que ela oferece a possibilidade de edição de cor ao baixar o ícone, dessa forma você pode padronizar ou achar uma forma de dar harmonia para suas artes.

3. Material Icons by Google

O guia de ícones Material do Google é uma iniciativa do gigante americano para disponibilizar ícones em diversos formatos para você usar em qualquer projeto.

O interessante é que estes ícones são utilizados pela web inteira e são um padrão.

4. Dreamstale 

Não tem como deixar um site com centenas de milhares de ícones gratuitos do lado de fora da lista.

É um dos sites com o maior acervo gratuito e o melhor, eles são formados em sets de imagens, assim fica fácil achar ícones que combinem.

5. Remix Icon

Super simples e intuitivo, com 1701 ícones gratuitos e simples para serem baixados.

Apesar de não ser grande, os ícones tem alta qualidade e são para o uso de diversas necessidades.

6. CaptainIconWeb

Oferece mais de 350 ícones gratuitos em fonte web, EPS, PSD, PNG, SVG, Além disso permite personalização de cores de maneira fácil e intuitiva.

As imagens podem ser usadas para fins comerciais, mas é necessário atribuir aos criadores o direito autoral. Baixe aqui.

7. FreePik

O próprio nome já fala pra que veio. Imagens grátis é o que vai conseguir aqui neste site. E sabe a questão de ter que citar o direito autoral? Esquece.

Além de lindos ícones, também é um ótimo acervo gratuito para outras imagens.

8. Xicons

Simples, mas com um design diferenciado. Aqui você poderá encontrar ícones com traços mais leves e limpos. Ideal para suavidade com um belo design.

9. Iconmonstr

O monstro dos ícones! O nome já diz o que o site faz, traz uma quantidade monstruosa de ícones que podem ser utilizados e baixados.

São 309 coleções com sets de ícones que podem ser baixados. A autoria deve ser citada conforme cada coleção, que é feita por diferentes designers.

10. FreeIcons.io

Outra plataforma que traz ícones em bibliotecas, o que facilita muito na hora de conseguir harmonia e assim surpreender positivamente seus usuários.

Interessante também que disponibiliza em diversos formatos, SVG, PNH, EPS e PSD.

11. Graphic Burger

O Graphic Burger traz uma infinidade de ícones com muita criatividade. Se você está buscando identidade, com um tom de “fofura” para sua comunicação visual, este é o site certo!

12. TheNounProject

Este é um projeto interessante criado por uma comunidade de 2 milhões de pessoas!!! Isso mesmo, agora, imagine quanto conteúdo e arte tem dentro do projeto?

Use e abuse do Noun Project, ele foi feito para isso.

13. Dribbble

Dribbble é uma plataforma sensacional. Você vai achar ícones mais sofisticados e claro, outras imagens. Fique atento a parte de atribuições, vai de projeto para projeto.

14. Marta Moskwa

Marta Moskwa é um ser sagrado uma conta no Awwwards que contém diversas bibliotecas de ícones que podem ser baixados e usados gratuitamente.

Nesta biblioteca as imagens são de alta qualidade e são diversos os temas disponíveis. Confira o que ela produziu e muitas vezes vai atender por completo a sua necessidade.

15. PixeDen

Está buscando ícones de diversos tamanhos? O Pixeden fornece bibliotecas de ícones de 16×16 a 512×512 e dependendo da sua escolha você ainda obtém o arquivo em PSD.


16. Pixel Icons (https://pixelicons.com/free-pack/)

Este banco possui milhares de imagens e artes que podem ser usadas comercialmente e pessoalmente. Sempre fique atento a questões de autoria.

17. Oxygenna

Este site busca a qualidade dos ícones e das coleções, sendo muitas de graça. Interessante que tem uma separação por cor, o que pode ajudar na escolha dos ícones baseado em cores básicas, primárias e secundárias e é super criativo.

18. Roundies Free Solid Icons

A Roundies apresenta uma série de ícones sólidos e que permitem a edição fácil e simples. É um pacote de 2200 vetores de ícones, em 25 categorias.

19. Icons Icons

Milhares de ícones gratuitos. Icons e Icons tem um portfólio de mais de 100.000 ícones gratuitos e é uma ótima fonte para ícones de redes sociais e com muitas cores!

20. Ego Icons (Streamline)

Esta é uma plataforma simples, principalmente para componentes web, são diversas as opções. A biblioteca gratuita deles e possibilidade de fazer um teste de 5 dias são uma novidade, mas o suficiente para você utilizar e testar todos os recursos.

Fique atento, pois cada imagem tem uma necessidade diferente de atribuição ao autor.

Estes foram os 20 eleitos os melhores, mas cada caso é um caso e a sua necessidade pode ser diferente da minha. Assim, vale a pena dar uma checada nos 30 que consegui reunir nesta pesquisa de sites para baixar ícones de graça.

21. SoftIcons

22. Free Icon Shop

23. Icon Store

24. Medical Free Icons

25. DryIcons

26. Iconmoon

27. DeviantArt

28. IconSeeker

29. Drip Icons V2

30. Technology Icons

31. Good Stuff

32. VeryIcon

33. Freebiesbug

34. Zondicons

35. Design Beep

36. Find Icons

37. Sai Icons

38. Iconspedia

39. Icons8

40. ZillionDesigns

41. Minicons

42. Icon Deposit

43. Icojam

44. Vivid Icons

45. Friconix

46. 1001 Free Downloads

47. Vecteezy

48. TheSquid

49. Premiumpixels

50. CSS Icon Space

Conclusões

Mesmo se você for designer dedicado, que ama desenvolver, criar e gerar seus próprios ícones, é quase impossível ter o tempo para fazer a quantidade necessária para executar todos os trabalhos.

Se você não for um profissional da área, ficava difícil até saber por onde começar e esta é a principal razão deste post, resolver uma dor que eu mesmo sofro diariamente. 

Os ícones são importantes para facilitar a usabilidade nos aplicativos e devem ser pesquisados e escolhidos com este objetivo em mente..

Como puderam ver, são 50 ferramentas fantásticas para você baixar de graça algumas bibliotecas de designers de todo o planeta, sendo que cada site tem um propósito e características especiais. 

As vezes você pode encontrar algo próximo do que deseja, mas o ícone pode não estar perfeito. Não desista.

Com ferramentas simples de design ou até mesmo nos próprios sites para baixar os ícones, como o Icon Finder, você pode alterar a cor das linhas, de preenchimento, da borda e fazer outras alterações simples.

Não se esqueçam de fazer as pesquisas em inglês, de usar ferramentas como o Color, da Adobe, para descobrir e definir cores e preste atenção nos direitos autorais. 

Espero que vocês passem horas, buscando nos sites que coloquei na lista os ícones perfeitos para seu trabalho, para seu site e claro, para seu app!

Gostou dos sites que indiquei? Já usou algum deles? Conhece outros legais?

Deixe seu comentário no nosso blog!

Até mais!

Hugo BY

Author

3 Comments

    • Obrigado por comentar e fico feliz que a matéria te ajudou. Abraços!

  1. Crimson Flash Reply

    Olá! Muito obrigado pelo artigo.
    Eu cheguei a fazer algumas artes vetoriais ( Criar ícone ) no Inkscape usando a mesa digitalizadora XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ) e achei muito prático.
    Um tablet gráfico ajuda bastante.

Escreva um Comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.