8 recursos indispensáveis para seu app

Você vai criar o seu app pensando naquela funcionalidade específica que vai ser o diferencial para o usuário, mas nem sempre sabemos tudo poder que um aplicativo pode ter.

Por isso é importante explorar as possibilidades para oferecer a melhor experiência para seu usuário, cliente, parceiro e todos interessados no seu aplicativo.

Tenha em mente que cada aplicativo possui um objetivo e os recursos devem se adequar a necessidade do usuário, ou seja, tenha foco no benefício que seu app vai oferecer e qual é o valor dele.

Não saia pensando em usar tudo ao mesmo tempo. Vá por partes e veja os resultados, analise os dados, seja com o Google Analytics, Flurry ou as ferramentas de gestão e CRM que a Fabapp oferece.

Saber usar toda tecnologia ao seu dispor, desenvolver um ótima estratégia de ASO, disponibilizar um conteúdo relevante e ter funcionalidades é o básico de um aplicativo.

E aqui vai uma lista de oito recursos e funcionalidades que um aplicativo deve ter!

Página web, integrações web, iframes, plataformas e sistemas web responsivos

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Estamos na era da automatização. Qualquer aplicativo permite uma integração da web dentro dele, via iframe ou webview.

Com isso se você já possui um site responsivo, ou seja, feito para todos tamanhos de tela, você pode integra-lo no app. A BlueFit, rede de academias, é um ótimo exemplo

Com o sistema de treinos já desenvolvido na web, eles integraram num pacote, “enveloparam” e agora os clientes acessam a plataforma da academia no app.

Se você já possui um site com sistema de delivery na web, um sistema de acesso a dados de associados, alunos ou qualquer plataforma na web, que seja um site responsivo, pode ser integrado no app.

Catálogo de produtos, serviços, cardápio e informações

Se o seu app é de uma empresa e negócio já existente, você deve oferecer a melhor experiência para que seu cliente saiba quais são seus serviços.

E a venda adicional para um cliente é mais fácil do que atrair um novo. Com as suas informações no app, você pode apresentar tudo que seu negócio oferece com alguns cliques e até sistemas de busca.

Na Fabapp temos 500 mil apps e 175 mil tem uma funcionalidade de cardápio, serviços, catálogo de produtos. Além de inserir produtos e serviços, também tem quem coloque integrações de pagamento.

Usando a criatividade você também pode fazer como a Magazine Luiza e oferecer preços, vantagens e descontos especiais para quem tem o app baixado. E sabe o porquê?

Simplesmente para fidelizar e trazer mais vezes o cliente para comprar com você. O próximo recurso, as notificações, são a arma perfeita para fazer uma comunicação direta com seu cliente.

Ofereça vantagens para seu cliente baixar o seu aplicativo.

Se você quer vender algum produto e expôr tudo que o seu negócio oferece ao cliente, não deixe de usar o catálogo de produtos. Veja mais na Central de Ajuda.

Notificações Push

Você já viu algum TOP 10 da semana aqui no Blog? Pois é, os 10 primeiros colocados por “coincidência” são os apps que mais enviam notificações push. Entendeu?

Se quer que o os usuários voltem mais no seu aplicativo, as notificações push farão a diferença. Envie notificações para todos usuários, segmentá-los ou até mesmo enviar uma mensagem individual.

Este recurso é uma forma de atingir seu usuário e engaja-lo com seu aplicativo. Mas claro, tome sempre o cuidado para não ser inconveniente e chato, enviando notificações sem valor e que poderão levar o usuário a proibir recebimento de notificações do seu aplicativo.

Algo importante é que as notificações são enviadas para apps publicados nas lojas e são mais simples de serem configuradas para apps nativos e híbridos, os web apps ou PWAs tem uma complexidade maior.

Formulários on line, recebimento e uso de dados

Formulários abrem o mundo da interação para seu app.

Escrevi um post interessante sobre formulários, mas sugiro que pense quais informações você deseja receber do seu usuário.

Pesquisa de satisfação? Cadastro em eventos? Pedidos? Reserva de mesa? Orçamentos? Envio de relatórios de agentes na rua?Interação em tempo real com uma plateia?

As possibilidades são infinitas.

Captar informações relevantes dos usuários para qualquer uso é a interação e facilidade que o app pode oferecer.

Lista e Grupo de abasFluxo do usuário, organização de páginas

A forma que o usuário vai interagir com seu aplicativo é muito importante. O termo utilizado no mercado é UX, que é uma sigla para experiência do usuário (User Experience em inglês).

Não importa se o seu aplicativo é de vendas, ecommerce, cupons, conteúdo ou de outra finalidade, a experiência o e a jornada do usuário deve ser sempre considerada.

Na Fabapp, o grupo de abas é um recurso que permite que o app tenha níveis diversos, para organizar o conteúdo e funcionalidades, onde você pode agrupar e organizar de forma simples.

Ainda mais com o novo editor que permite movimentar livremente o conteúdo entre as abas e organizar dentro do grupo de abas.

Um sistema de fidelização e captura de dados

Estamos no mundo dos dados. A terceira maior empresa de tecnologia do mundo, o Google, vende isso. O Facebook, a quarta mais valiosa, também.

Como você pode ter os dados do seu cliente, do seu negócio?

O Starbucks tem um sistema de pontos, o Pão de Açúcar, e porquê o seu negócio não?

Um sistema de fidelidade é perfeito para você ter um programa de pontos para seus clientes e aumentar as chances dele comprar de novo e com mais frequência.

Ao se cadastrarem no seu sistema de fidelização, você obterá os dados dos seus clientes e poderá fazer campanhas personalizadas, enviando mensagens de whatsapp, notificações push e até email!

GPS

GPS foi a grande revolução nos serviços de transporte e delivery.

O usuário conseguir se localizar num ponto específico em tempo real mudou a forma com que interagimos.

Saber qual restaurante está mais perto ou até mesmo se localizar quando fica perdido fazem já parte do nosso cotidiano.

Por isso tivemos que desenvolver um sistema de mapa com GPS, para que os desenvolvedores que fazem app na nossa plataforma consigam usufruir deste poder.

Com esta funcionalidade, você marca os pontos de interesse e quando o usuário acessar o aplicativo o mapa o vai geolocalizar e mostrar a posição em tempo real com os lugares mais próximos dele.

E o melhor, em seguida o usuário com dois cliques poderá abrir o Google maps ou o Waze e ser direcionado para o ponto de interesse que ele escolheu. Se você for um usuário da Fabapp, veja como inserir um mapa com GPS no seu aplicativo.

Redes Sociais

Você já produz conteúdo nas suas redes sociais?

Existem diversos plugins e possibilidades de integrações de redes sociais para aplicativos.

Um, as redes sociais podem ser usadas para facilitar o cadastro e o login do usuário no aplicativo.

Dois, você pode com integrações já oferecidas pelas próprias redes sociais integrar seus conteúdos de forma automática dentro dos apps.

Isso pode salvar muito tempo!

Todo o conteúdo já postado nas redes disponíveis para os usuários do aplicativo e ainda mais, com possibilidades de algumas interações.

Além do mais, você pode aproveitar as notificações para avisar seus usuários que tem conteúdo novinho esperando por eles e os direcione diretamente para o seu app.

Um ponto interessante é que os usuários podem desabilitar as notificações de redes sociais, mas talvez não do seu app. Então, vale a pena alerta-lo também com novidades, promoções e ofertas exclusivas do app.

Pronto!

Conclusões

Saiba quais funcionalidades vão gerar valor pro seu usuário e tente não exagerar no seu app, vá testando, coletando feedbacks. Isso é importante.

Automatização é algo que você deve pensar, tempo é dinheiro, eu sei, é clichê, mas é verdade. Outros custos também podem ser evitados.

Use as redes sociais e sites, e-commerces, plataformas e sistemas web que já foram investidos.

Use as notificações push para engajar seus usuários.

Com este post espero que vocês possam ter uma visão mais ampla do que os apps oferecem para os usuários.

Acompanhe nosso blog e fique sabendo de todas as novidades! Caso tenham dúvidas sobre o conteúdo, alguma sugestão, crítica, deixe no comentário que respondo em breve!

Sucesso no seu app, na sua ideia e no seu negócio. Não desista e vá além!

Hugo Borges Yang