Eu não sou um frequentador assíduo de academias, mas na posição de liderança que estou na Fábrica de Aplicativos, de diretor executivo, vejo 600 aplicativos sendo feitos todos os dias em nossa plataforma.

E 10%, ou seja, 60 aplicativos dos 600 criados, são apps de saúde, bem estar, exercícios físicos e mentais.

Os aplicativos estão revolucionando o mercado de saúde, medicina e bem estar.

Disso não tenho dúvidas.

E este movimento, que antes era uma tendência, agora é uma realidade. E muitas academias e centros de cuidado pessoal estão inovando com a tecnologia dos aplicativos.

A ideia deste post é simples. Mostrar para você como um aplicativo pode melhorar a comunicação e aumentar os resultados de uma academia.

E não é à toa que o tema e segmento de academias sempre aparece no nosso blog.

Já escrevemos um post que mostra 7 motivos para uma academia ter um app e também a incrível história do Alexandre Lima, um apper que trocou o aplicativo pelas aulas na academia.

Preparei este post para mostrar exemplos de negócios e organizações que melhoraram suas estratégias de comunicação e escalaram o potencial de resultados de seus frequentadores desenvolvendo seus próprios aplicativos. Em resumo, neste post o que você vai ver:

  • Exemplos de aplicativos do segmento academias feitos na Fábrica de Aplicativos
  • Conhecer recursos e funcionalidades para usar no seu app e oferecer aos usuários
  • Enxergar como pode adicionar aplicativos como canal de comunicação para seu negócio
  • Melhorar os resultados do seu negócio

Academias que usam aplicativos para melhorar comunicação com seus alunos

Neste tópico estão aplicativos de academias com diversas funcionalidades, como a ficha de treino, horários das aulas, modalidades disponíveis, pagamento de mensalidade pesquisa de satisfação e muito mais.

Aplicativo Speed Fitness

Fichas de treino – customizada por usuário via página web

Os alunos poderão ter seu treino personalizado a qualquer momento na palma das mãos!

O app da academia Speed Fitness oferece aos usuários a possibilidade de verificar sua ficha de treino personalizada através do app.

Imagem da captura de tela

Como a academia Speed Fitness já possui um sistema eles aproveitaram e utilizaram no app. O aluno insere o número da matrícula e a senha, assim acessa a sua ficha de treinamento.

Na Fábrica de Aplicativos, se o seu negócio já possui um site ou sistema na web você poderá integrá-lo no seu app com a funcionalidade Página Web.

Fichas de treino – acesso através da busca

E se você não possuir um sistema? Utilize a funcionalidade Lista Pró ou Lista de Texto Pró, como fez o aplicativo da Academia Força e Ação.

Eles inserem o número e o nome do aluno e inserem a busca na funcionalidade. Assim o usuário consegue acessar facilmente sua ficha de treino. Acesse a funcionalidade “Fichas”

Horários de aulas

Chega de alunos no corredor ou enviando email para perguntar os horários dos treinos e das aulas, certo?

A academia Krypton e a Speed Fitness oferecem no aplicativo o quadro de horários de todas as modalidades e treinos, assim os usuários podem rapidamente ter acesso rápido a todas as informações necessárias.

Imagem da captura de tela

Modalidades, promoções, novidades e vendas de produtos

Algo indispensável para seu app de academia é oferecer as modalidades que vocês oferecem. Isto é o básico e um recurso obrigatório para seu app.

Mas muitas academias acabam não só oferecendo as matrículas para seus alunos. A maioria tem outros produtos e serviços além da utilização do espaço.

Podem ser eventos exclusivos, vendas de produtos como suplementos e acessórios de treinos e também outros serviços.

O aplicativo da Voll Pilates oferece por exemplo, cursos exclusivo e seus respectivos preços. Se você já tem um e-commerce, basta integrá-lo na funcionalidade Página Web.

voll_app_pilates

Conteúdo relevante: ebooks, vídeos e artigos

Já falamos de muitos benefícios e recursos que o aplicativo pode oferecer para os usuários, mas este talvez seja o que pode trazer diferencial e engajar o usuário no seu aplicativo.

Os aplicativos da academia Krypton e da Voll Pilates fazem isto muito bem. O primeiro, tem uma série de exercícios e posições de alongamento. Enquanto o segundo, da Voll tem vídeos, cursos e até ebooks para serem baixados.

As funcionalidades mais usadas neste caso são a Lista Pro, Youtube e também Página web.

Redes sociais

A grande maioria dos negócios hoje já utiliza redes sociais para promoverem seus negócios e aumentarem o valor de sua marca.

Esta interação é super importante e muitas vezes é o fator decisivo na hora de escolher entre dois produtos, principalmente em negócios digitais.

O aplicativo pode oferecer, sem necessidade de retrabalho, todo o conteúdo que você já possui e já tem trabalhado nas redes sociais. Para isto, a Fábrica de Aplicativos oferece integrações com o Facebook, Twitter, Instagram (via página web), Youtube e mais.

Outros benefícios, recursos e exemplos de aplicativos para academias e escolas de saúde, cuidado pessoal e bem estar

Aplicativos de eventos do encontro de uma escola de yôga e agência de nutrição

As academias também realizam diversos eventos para seus alunos e associados. Uma boa forma de inovar estes encontros e eventos é oferecendo um aplicativo específico com todas as informações do evento.

Abaixo dois aplicativos que exploram aplicativos como forma principal de comunicação e divulgação de seus eventos, com recursos interessantes e com grande valor para os participantes.

Os apps possuem informações da agenda do evento, dos principais locais de interesse do evento, informações sobre palestras e respectivos palestrantes e muito mais. Confiram o app da E4 Nutri e também do Festival De Rose de Florianópolis.

Conclusão

Aplicativos sem dúvida agregam valor para a academia. Facilita a comunicação com seus frequentadores e traz um diferencial perante a competição.

Numa época em que ficamos mais de 4 horas e meia por dia usando nossos celulares, é uma péssima ideia uma academia não estar disponível com um aplicativo.

Com a Fábrica de Aplicativos ficou simples que todos os negócios relacionados a saúde e bem estar ofereçam um aplicativo como a principal ferramenta de comunicação e geração de valor do seu negócio para quem mais interessa: o cliente!

Espero que tenham gostado do post e comentem e façam sugestões!

Até a próxima!

Hugo Borges Yang

CEO

Veja também no nosso blog

ASO – O Guia definitivo para melhorar o posicionamento do seu app nas lojas

10 dias de como deixar seu app Profissional

4 Plataformas de formulários para usar no seu app

Author

4 Comments

  1. Vilmar Dias Reply

    Bom dia, poderiam fazer um tutorial de como montar um app deste tipo para academias de musculação também? obrigado.

  2. Gostaria de saber se cada vez que atualizo a aba fichas dos treinos eu necessito atualizar o aplicativo? E se isso implica em algum custo, seja Apple store ou Play store

    • Matheus, como vai? Todas as vezes que atualizar a aba ficha de treinos o app atualizará automaticamente e não haverá necessidade de atualização nas lojas! Obrigado por comentar no blog da Fábrica de Aplicativos! =)

Escreva um Comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.