Nos últimos anos os smartphones estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade. Por esse motivo, aplicativos para empresas se tornaram uma peça fundamental para o sucesso no mercado competitivo. 

Se antes os aplicativos tinham o intuito de entreter, agora eles também ganharam inúmeras outras funções, principalmente para os negócios.

E engana-se quem pensa que esse recurso é restrito apenas a grandes empresas do ramo tecnológico. É possível também criar aplicativos para organizações de diversos portes e  segmentos. 

Mas se mesmo com a crescente relevância deles no mercado você ainda não se convenceu, confira algumas vantagens de incluí-los no planejamento da sua empresa para 2021.

Complemento para o site 

Ter um site ainda é uma das principais estratégias no mundo digital. No entanto, muitas pessoas estão deixando de usar computadores para fins pessoais e passando a fazer tudo o que precisam pelo celular. 

Podemos dizer, então, que se o site é a casa da empresa nos browsers, o aplicativo é o lar dela nos celulares.

Além disso, ele pode ser também a extensão do site, onde os clientes podem encontrar informações e outras funcionalidades que complementam a página na web.

Por isso, contar com essa ferramenta se torna essencial para a comodidade dos clientes. 

Pense, por exemplo, nos sites de anúncios de imóveis. Imagine que um deles conta com aplicativo próprio. 

Esse site sai na frente dos seus concorrentes pois oferece um serviço personalizado para o celular, onde além de ver os imóveis o cliente também pode salvar os anúncios que mais o interessam.

Pode parecer pouca coisa, mas o cliente em questão não vai precisar acessar o computador, basta ter o celular em mãos para visualizar as informações que ele quer a qualquer hora e lugar.

Fornecimento de informações 

Informações sobre os clientes são valiosas, pois são elas que irão ditar os rumos do negócio. 

Dito isso, por meio de um aplicativo inteligente é possível recolher dados importantes, como: localização, contatos, amigos, seguidores nas redes sociais, padrões de comportamento, entre outros. 

Tudo isso facilita a comunicação com o público e pode, inclusive, dar dicas de suas necessidades e interesses.

Se o negócio em questão for uma clínica pediátrica na qual tem um aplicativo que fornece artigos, curiosidades e responde dúvidas, por exemplo, é possível mensurar se o assunto “importância da atividade física na infância”  é relevante para os clientes. 

A partir daí a clínica pode determinar se oferecer apoio nutricional é um bom investimento.

Estreitamento da relação com os clientes

Quanto mais benefícios você oferece ao cliente mais grato e satisfeito ele vai se tornar. 

Ao optar por criar um aplicativo próprio você inclui esse benefício em algo que já é importante para as pessoas, isto é, o celular. 

Pense em como armazenamos neste dispositivo algumas das coisas mais importantes para nós. Fotos, vídeos, aplicativos do banco, contatos de pessoas e outros itens que fazem do nosso cotidiano mais simples. 

Sendo assim, quando alguém decide baixar o aplicativo da sua empresa significa também que ele a valoriza e encontrou algo de que precisa. 

A partir daí fica muito mais fácil construir um relacionamento longo com esse novo cliente. 

Além disso, quanto mais funcionalidades você oferecer por meio do app, mais estreita a relação entre as duas partes se torna. 

Retenção de clientes 

Imagine que você tem uma oficina mecânica que oferece balanceamento de rodas, revisão completa,  entre outras coisas. 

No entanto, oferecer um bom atendimento não é o bastante para fazer com que o cliente queira voltar. 

Para isso, é necessário se fazer presente mesmo quando o veículo dele  está em perfeito estado.

E qual é a melhor forma de fazer isso do que por meio de um aplicativo próprio?

Antes de optar ou não por esse recurso considere a seguinte informação: segundo estudos, o brasileiro passa cerca de três horas e meia por dia conectado no celular.

Apesar desse tempo ser gasto principalmente com determinados apps, a exemplo das redes sociais, esse fato não exclui a possibilidade do usuário navegar por outros.

Se o aplicativo da sua empresa for funcional e interessante ele poderá ser acessado por vários minutos ao longo do dia. 

Isso faz com que o cliente mantenha contato contínuo com você e continue lembrando do seu serviço ou produto até precisar dele novamente. 

Fortalecimento da marca

Uma das coisas mais legais sobre aplicativos para empresas é que eles são totalmente personalizáveis. 

Sendo assim, ele pode ser criado com base no tipo de serviço ou na imagem que a  empresa quer transmitir.

A ideia é que quando o usuário acessá-lo identifique logo de cara os valores e conceitos da organização.

Além disso, aplicativos podem ajudar a criar uma verdadeira comunidade de clientes que se envolvem com a marca a ponto de indicá-la para ainda mais pessoas. 

Outra grande vantagem é que você não precisa se limitar a apenas um app. Quer lançar um projeto novo para fortalecer a imagem da empresa? Crie um aplicativo próprio para divulgá-lo!

Pense, por exemplo, que uma empresa de eletrodomésticos queira lançar um programa de  coleta de lixo eletrônico.

Para ajudar a divulgá-lo e engajar o público com a marca, ela lança um app com informações sobre o projeto e outras propostas de atividade. 

Aumento nas vendas 

Como dito anteriormente, muitas pessoas passaram a realizar certas atividades online no celular. 

Isso inclui o consumo de produtos e serviços.

Acompanhando essa tendência muitas grandes empresas criaram seus aplicativos com ofertas e serviços exclusivos para esses canais. 

O que acontece é que mesmo com sites responsivos o consumo pelo celular ainda é uma experiência desagradável e até dificultosa.

Sendo assim, ao criar um app você proporciona uma melhor experiência de compra além de criar uma vitrine da sua loja no celular.

Tudo isso resulta em mais vendas, é claro!

Aplicativo para empresas requer planejamento 

Assim como todo e qualquer negócio sustentável, criar um aplicativo requer planejamento. Afinal, ele irá representar a imagem da empresa. 

Por isso, antes de adotar esse recurso garanta que ele atenda às suas necessidades e seja mais uma ferramenta para alcançar suas metas. 

Não se esqueça também de contar com uma boa empresa especializada – como a Fabapp e seu serviço consultivo, a Fabapp Prime – que além de te ajudar a desenvolver o projeto perfeito também dará todo o suporte técnico necessário quando ele começar a funcionar. 

Bom, diante de todas as vantagens descritas acima a respeito do aplicativo para empresas deu para perceber que ele pode ser a estratégia que faltava para o seu planejamento 2021 ser um sucesso. 

Conteúdo produzido por Business Connection, à convite da Fabapp.

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