Como fazer um app com cupons de desconto?

Como fazer um app com cupons com descontos? Esta é uma das perguntas mais frequentes que recebemos dos usuários da plataforma da Fábrica de Aplicativos nos canais de atendimento. Neste post vou mostrar o quão simples é fazer esta funcionalidade na plataforma da Fabapp.

As duas maiores redes de fast food do mundo, McDonalds e Burger King, estão apostando alto na estratégia do app com cupons de descontos e eu acredito que qualquer negócio possa copiar a estratégia das duas empresas, que cá pra nós, são referências em estratégia de publicidade e propaganda!

Há alguns meses escrevi um post sobre o app do Burger King ressaltando a estratégia do app e como o BK têm conquistado e fidelizado seus clientes com uma estratégia contínua de descontos e vantagens, que são divulgados no aplicativo Android e iOS e também com uma cartela com os descontos que podem ser destacados e entregues aos caixas.

Depois de ver o sucesso da concorrência, o McDonald’s foi lá e copiou na cara dura a estratégia. Por que você não poderia fazer o mesmo?

A maior diferença entre os dois apps é que o do BK é mais simples. Sabe porquê? Pois o cupom não precisa ser validado no sistema, basta você apresentar a tela do celular e pronto. No Mc Donald’s é diferente por duas razões: (1) as ofertas são limitadas, ou seja, você pode chegar no caixa e ouvir um “infelizmente não temos mais esta promoção” e (2) o sistema de validação é via QR-code, o que demora mais e também apresenta problemas.

E o meu negócio? Como será?

No seu caso, ao contrário das duas redes gigantes de sanduíches, você não precisará gastar milhões de dólares para fazer um app. Com a Fábrica de Aplicativos você consegue realizar esta tarefa investindo 1.000 vezes menos e poderá obter um resultado excelente para esta iniciativa.

Assim, nós sugerimos que você também mantenha simples a usabilidade do seu app e alinhe com sua equipe que independente de qualquer coisa, se o cliente apresentar o cupom ele vai ter o desconto!

Este post vai ser mais rápido do que os demais e com ele espero que você:

  • Entenda como fazer seu aplicativo
  • Veja o valor que um app de cupons de desconto pode gerar para seu negócio
  • Venda cupons de desconto como o Peixe Urbano e Groupon
  • Identifique oportunidades e engaje sua equipe
  • Se torne mais um dos mais de 5000 clientes da Fábrica de Aplicativos

Primeiro, como fazer meu app? Para fazer seu app, nós disponibilizamos uma série de transmissões ao vivo para que você possa aprimorar seus conhecimentos e consiga de fato alcançar sucesso com seus apps. Neste post aqui, basicamente, vou explicar como criar uma funcionalidade com cupons de desconto.

Crie um aplicativo – Tutorial

Primeiro você precisa entender a lógica inicia da Fábrica de Aplicativos. É simples. Abaixo alguns links que vão te ajudar neste começo:

Como começar o seu app

Adicione a Lista PRO no seu aplicativo

Para fazer o código promocional você deverá inserir uma Lista PRO e ela servirá como base para que você insira as promoções do seu aplicativo. Com esta funcionalidade você poderá adicionar uma imagem destacada, texto e HTML.

A imagem que você colocará em destaque e título do item serão aqueles que aparecerão para o usuário, como na imagem abaixo. Configure a imagem condizente com a promoção 

 

Nela que você destacará o produto e quanto que o usuário receberá de desconto, assim fica mais fácil do usuário entender qual é o benefício sem precisar clicar na promoção em si desnecessariamente. À partir do momento que o usuário se interessar pela imagem e clicar, você pode oferecer duas opções de interação com ele.

1. Você pode inserir um botão de pagamento no item, para que o usuário compre a promoção, como no Peixe Urbano e Groupon. Para inserir um botão de pagamento veja este tutorial: Como inserir um pagamento no app. O usuário do app poderá comprar a promoção e basta ele te dar o código de confirmação do Pagseguro ou qualquer outro meio de pagamento que você utilizar, como Mercado Pago, PayPal e etc.

 

2. Faça igual ao Burger King e disponibilize apenas o código e insira nas regras que ele deve apresentar ao caixa na hora de fazer o pedido ou de pagar a conta. É simples e os clientes poderão usufruir sem nenhuma burocracia.

Insira as regras e condições da promoção

Nesta parte você precisa inserir todos os dados da promoção. Desde a condição de desconto, quanto está oferecendo e até mesmo se é cumulativo e etc.

Você vai ter que deixar bem claro ao usuário quais são os benefícios que ele poderá usufruir e também o que ele não pode fazer, já que algumas vezes nos deparamos com alguns espertinhos.

Publique seu app na web, Android e iOS

Você tem 3 opções de divulgar o seu app. Ao assinar o plano Especial ou Premium você poderá ter as três opções.

O aplicativo, primeiramente, vai funcionar no navegador de todos os celulares e de posteriormente poderá ser publicado na loja do Google e da Apple.

Para acessar o app via navegador e salva-lo na tela inicial do celular nós temos um vídeo. Como instalar a primeira versão do seu app no seu celular 

Na nossa base de conhecimento temos a seção de Como publicar na loja do Google e Como publicar na loja da Apple.

Faça um alinhamento estratégico com a sua equipe

Alinhar com a equipe, alinhar com a equipe… repita este mantra!

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Este é um ponto super relevante. Sabe porquê? Eu viajei há 2 anos para a Bahia de carro e resolvi dormir em Minas Gerais, na metade do caminho. Ao chegar perto de Belo Horizonte, procurei uma cidade perto para que não precisasse entrar em BH por conta do trânsito do dia seguinte, queria pegar estrada rápido.

Dei um “googada” e vi que tinha uma cidade chamada Contagem e por coincidência na primeira página do Google apareceu um app chamado “Achou Contagem” que por coincidência havia sido feito por um cliente da Fábrica de Aplicativos. Instalei o app e procurei um hotel para ficar e vi que tinha um anúncio com 30% de desconto. Era umas 22 horas e ao chegar no Hotel, depois de 10 horas dirigindo, o recepcionista me falou que não tinha ideia do desconto que eu estava apresentando. Adivinhem? Fiquei extremamente decepcionado, pra não falar outra coisa, e fui procurar outro hotel.

Faça igual ao Burger King, facilite a vida do seu cliente. Ao invés de um sistema mega complexo de validação de promoção no caixa, peça que o cliente apenas apresente o aplicativo instalado, o abra na frente do caixa e mostre o cupom que ele quer resgatar e utilizar ali na hora.

Com isso, você estará investindo na experiência do usuário, já que ele vai ter um número menor de barreiras para chegar ao valor que o aplicativo quer entregar para o usuário. Uma das questões importante é que todo mundo que trabalha no seu negócio precisa saber que está rolando a promoção.

Conclusão

Você pode copiar facilmente a estratégia milionária do Burger King e do Mc Donald’s com menos de 800 reais no ano. Faça do app um dos canais principais do seu negócio e divulgue para que seus clientes sejam fidelizados com o seu negócio através de uma ferramenta simples, prática e com alto valor.

Se tudo estiver alinhado dentro da sua equipe as promoções forem bem elaboradas e com uma boa economia, os usuários virão naturalmente. Pense sempre que o desconto em algum produto pode ser a isca para seu cliente ir ao seu estabelecimento e comprar mais do que ele inicialmente pensava.

Obrigado por ler mais um dos meus posts! E sugiram nos comentários novos assuntos que possam interessar vocês que vivem e respiram aplicativos! Até a próxima!

Hugo Yang

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