Como fidelizar seus clientes: faça um app igual ao do Burger King

Como fidelizar seus clientes: faça um app igual ao do Burger King

 

Fazer o marketing da sua empresa pode ser algo extremamente caro.

 

Eu sei bem disso, como CEO da Fábrica de Aplicativos um dos meus maiores desafios é achar estratégias de comunicação que se pagam e não deixam um furo no caixa.

 

E se vocês não sabem, penso o dia inteiro em apps, a minha cabeça gira em torno deles e eu sei que eles podem ser usados como estratégias de marketing e vendas em diversas situações.

 

Recentemente não pude deixar de observar o enorme esforço e investimento que o Burger King tem feito com seu app.

 

E pensei: “Caramba, todo negócio poderia copiar essa estratégia fazendo um app na Fábrica de Aplicativos com 1000 vezes menos investimento e orçamento, vou escrever um post sobre isso” e foi assim que cheguei até aqui.

 

 

Nem sempre é preciso ser criativo, é necessário ficar de olho no que as empresas que te inspiram estão fazendo, para que você adapte ao seu negócio.

 

Como diria Uday Kotac, banqueiro e o homem mais rico da Índia: “Se alguém estiver fazendo um bom trabalho, copie. É grátis.”

 

Confesso que depois que instalei o app do BK três coisas aconteceram:

 

1. Fui mais vezes ao BK

 

2. prefiro ir no BK ao invés do McDonald’s

 

3. meu bolso tem me agradecido.  

 

E quem não quer isso para seus clientes? Mais vendas, ser escolhido ao invés do concorrente e ainda oferecer vantagens?

 

O McDonald’s, principal concorrente direto, também tem um app e com funcionalidades similares, mas vou explicar em um dos tópicos abaixo as razões que me fizeram escolher o app do BK.

 

Em resumo, aqui está o que vamos ver neste post:

 

  • Benefícios de se comunicar com quem já é seu cliente
  • Como é o app do Burger King
  • Simplicidade versus complexidade e experiência do usuário
  • Divulgação offline: essencial para sucesso do seu app
  • Como fazer o app igual ao do Burger King. Recursos e atrativos do seu app
  • Análise de dados e a importância de calcular o ROI
  • Conclusão

 

Este post é um pouco maior do que estão acostumados, vai levar por volta de 15 a 20 minutos a leitura, e é claro, o investimento. Vamos lá!

 

Benefícios de se comunicar com quem já é seu cliente

 

Antes de começar a falar dos apps, preciso explicar primeiro sobre a estratégia e o racional do marketing deles: vender para quem já é cliente.

 

Você sabia que vender para um cliente antigo pode custar sete vezes menos do que conquistar um cliente novo? Fidelizar o potencial consumidor é a última etapa da jornada do seu cliente e é onde estão as melhores oportunidades.



Isso mesmo. Usando o aplicativo como exemplo, pense.

 

O que sairia mais caro:

 

1) mostrar para seu cliente no momento da compra que você tem um app que dá descontos?

 

2) investir numa campanha em redes sociais para que pessoas saibam que o seu negócio tem um app que dá descontos?

 

Na opção 2 você estará se comunicando com pessoas que talvez não conhecem seu negócio ou que de fato nunca consumiram seu produto. É mais fácil ou difícil que elas baixem seu app?

 

Além do custo, também há outra questão envolvida em se comunicar com quem já é seu cliente. Se ele criar esse vínculo com sua empresa, digamos que ele comece a te adorar. Sabe o que ele vai fazer?

 

Falar da sua empresa e do seu app para seus conhecidos, compartilhar seus posts, de como sua empresa é ótima, que pensa nos clientes e que tem um app de descontos.

 

O velho e famoso QI (quem indica) é o melhor marketing que existe, as pessoas confiam mais em indicações de conhecidos do que em propagandas.

 

Como é o app do Burger King?

 

Cupons: é a principal funcionalidade do app. Eles separam em duas categorias, hambúrgueres de carne ou de frango.

 

Tenho uma crítica aqui, já que o Borges, da nossa equipe de atendimento é vegetariano. Como ele ficaria nessa? O Veggie Burger é delicioso, mas não tem desconto! Alô BK!

   

 

Os descontos são apresentados em cartões e quando o usuário clica ele os acessa. Tem a imagem do produto, o valor que o usuário pagará pelo produto, as informações e regulamento da promoção.

 

Os descontos vão de 3 a 15 reais. Basta apresentar e pronto, economia! É importantíssimo você saber exatamente o custo do seu produto, para não dar descontos maiores do que deveria e ter prejuízo em cada venda!

 

Lojas: o app também tem uma funcionalidade de mapa GPS. Dessa forma o usuário pode localizar a loja mais próxima.

 

Claro, o BK tem centenas de lojas e isso faz total sentido para o usuário. Caso você tenha uma só unidade, não fique decepcionado. Você também pode usar esta funcionalidade para que novos usuários possam saber onde você está localizado.

 

Cardápio: nem sempre, mesmos os clientes mais fiéis, sabem de todos os produtos e serviços que vocês vendem.

 

 

E a funcionalidade cardápio é essencial para divulgar para seus clientes alternativas e produtos que eles podem consumir na sua loja.

 

 

Novidades: assim como o cardápio, quando existem lançamentos de sanduíches ou outros novos produtos, estas categorias e funcionalidades aparecem no app.

 

Nem sempre ela está disponível, já que depois que algo deixa de ser uma novidade, entra ou não definitivamente no cardápio.

 

Simplicidade versus complexidade e experiência do usuário

 

Acima, no começo do texto eu falei que preferia o aplicativo do BK ao do McDonal’ds. E só há uma razão para isso.

 

O app deles (McDonald´s) também tem descontos, novidades, localização das lojas e cardápio, mas a validação do cupom é complexa, tornando a experiência horrível.

 


Primeiro, você precisa apresentar o QR-code que precisa ser validado e isso demora, dá problema, já que não é apontado no sistema.

 

Segundo, você tem que rezar para ainda ter o cupom. Eles acabam. Em uma oportunidade que eu vi o cupom, cheguei na loja e ele já tinha acabado. Neste dia o app do McDonald´s pode me afirmar que a expectativa muitas vezes é a mãe da frustação.

 

No app do BK é super simples, abra o app e apenas mostre o cupom no caixa e pronto. Seu desconto já é validado.

 

A simplicidade conta muito nessas situações. Pense nisso na hora de desenvolver seu app. QR code é inovador, é cool, mas não é algo necessário. E às vezes é pior do que algo mais simples.

 

Nem sempre funcionalidades complexas farão seu app bombar. A experiência e os benefícios sim.

 

Divulgação offline: essencial para sucesso do seu app

 

O app pode ser descoberto de diversas maneiras pelo seu cliente, desde pesquisas nas lojas de apps, indicações de amigos ou divulgação em redes sociais.

 

Apesar de ser um produto digital você tem que divulgá-lo no mundo offline. No caso do BK eles tem cupons impressos, que oferecem descontos iguais aos do app, mas não todos.

 

Eles dizem: quer cupons exclusivos? Baixe o app.

 

Então, não deixe de incentivar os seus clientes a baixarem o app na caixa do produto, na sacola, embalagem, adesivos, em cartões de visita e banners. Isto gera valor de marca e aumenta a confiança no aplicativo, entregando mais credibilidade ao seu serviço.

 

Como fazer o app igual ao do Burger King. Recursos e atrativos do seu app

 

Cupons – Grupo de abas (opcional) e então Listas Pro

 

A melhor funcionalidade aqui, na minha opinião é a Lista Pro.

 

Com ela você pode inserir a foto do cupom de desconto, a descrição do produto e o regulamento da promoção. Sobre o regulamento, faça um, copie e cole em todos os cupons, assim você salvará um bocado de tempo.

 

Se você quiser separar os cupons em categorias utilize o Grupo de Abas, crie um item para cada categoria e depois insira Listas Pro em cada uma das categorias com os descontos.

 

Localize a loja – Mapa GPS

 

Para fazer uma funcionalidade similar a localização das lojas, indico o Mapa GPS na Fábrica de Aplicativos.

 

Esta funcionalidade vai indicar para o usuário onde ele está e quão distante está da loja no mapa. Depois ele poderá clicar e será direcionado via Google Maps para o estabelecimento.

 

Cardápio – Grupo de abas (opcional) e Listas Pro

 

Você pode utilizar a mesma mecânica que apresentei em cupons, insira a Lista Pro ou separe os produtos ou serviços em categorias com o Grupo de Abas.

 

Novidades –

 

Você pode utilizar a mesma mecânica que apresentei em “Cupons” e “Cardápio”, insira a Lista Pro ou separe os produtos ou serviços em categorias com o Grupo de Abas.

 

Pesquisa de satisfação

 

O Outback tem uma promoção na unidade do West Plaza, em São Paulo, que se você responder a pesquisa de satisfação você ganha 50% na sobremesa ou uma entrada gratuita na próxima vez que retornar.

 

Você pode utilizar plataformas de formulários na web e inserir no seu aplicativo.

 

Este tipo de ação é ótimo para que você colha feedbacks, sugestões e reclamações dos seus clientes. Isso é muito importante para avaliar se deve parar de fazer algo que estão reclamando, continuar fazendo algo que adoram ou a começar a fazer algo para resolver algum problema.

 

Tire suas dúvidas / Envie uma mensagem / Fale Conosco

 

Você pode inserir um chat para que os clientes falem diretamente com você via a funcionalidade Tawk.to.

 

Claro, pode também criar um item na Lista PRO com todos os seus contatos, neste caso, sugiro que leiam este post feito na nossa central de ajuda e outro no fórum da comunidade.

 

Análise de dados e a importância de calcular o ROI

 

ROI é a sigla para return on investiment, retorno sobre o investimento. Se for menor que 0, você perdeu dinheiro. Se for maior que zero, ganhou. Ele vai te dizer quanto você terá de retorno a cada 1 real investido.

 

A métrica serve para dizer se vale a pena ou não fazer o investimento ou para saber se faz o investimento A ou B. O que tiver o melhor ROI será o escolhido.

 

Os custos de fazer um app são simples:

 

  1. Custo Fábrica de Aplicativos – R$312 por ano
  2. Custo do seu tempo para fazer o app ou contratar um designer – R$500 a R$1000
  3. Custo Publicação Google Play – 90 reais uma vez só
  4. Custo Publicação na Apple – 350 reais por ano (dólar R$3,50)

 

Não se esqueça de levar em consideração nos custos os valores investidos em cartazes, banners, folhetos e etc.. Digamos que isso implique em R$500,00 a mais em investimentos.

 

Seu custo total de fazer a campanha completa pode variar entre R$1000 a R$3000.

 

Saber a receita da campanha, pode ser mais complicado, mas é possível. No caso do BK, basta ele levar em consideração o valor total de vendas com desconto. E assim saberá a receita que gerou.

 

Para isso, tenha um bom controle de vendas e tenha os números em suas mãos.

 

Conclusão

 

Campanhas criativas nem sempre estão restritas a empresas de grande porte. Copie e adapte estratégias que custaram milhões para essas empresas e use no seu negócio com muito menos investimento.

 

O efeito do aplicativo não será imediato, você precisará fazer investimentos em mídia, treinar sua equipe para validar os descontos e mais. Porém o efeito no médio e longo prazo com os seus clientes valerá à pena.

 

Como saber se valeu à pena? Calcule o ROI da campanha que realizou.

 

E a pergunta que fica: devo começar agora meu app ou deixar de vender mais? Você sabe a resposta certa.

 

Não perca tempo e se cadastre na Fábrica de Aplicativos e faça seu app web, Android e iOS.

 

ps: se você acha que este post é patrocinado pelo Burger King, você se engana. Fiz porque uso o app semanalmente. Se você conhecer alguém do Burger King que queira me dar os créditos em Whoppers, ficaria agradecido. =)

 

Espero que tenham gostado do post. Um grande abraço.

 

Hugo Yang

 

Fontes: Blog Portugal Start-up; Quick Sprout – Neil Patel; Nielsen

 

 

 

Hugo Yang
9 Comments
  • Posted at 8:22 PM, 06/03/2018

    Gostei da matéria!

    Qual serviço de fidelidade vcs indicam, Hugo, já que a FA não possui está importante ferramenta…!?

    Grato!

  • Posted at 4:34 PM, 07/03/2018

    Muito bom o post Hugo! E vc é muito novo mano…. Cara de guri!

    Estou no primeiro mês com vocês e muito feliz com a parceria.

    Assim que for a SP quero fazer uma visita a empresa… Quem sabe comemos uns Whoppers!

    Abraço e obrigado.

  • Posted at 10:29 AM, 08/03/2018

    Olá Hugo gostaria de saber se vocês vão inserir a ferramenta compartilhar no Whatsapp. Tipo clica na foto da Lista Pro ou do Álbum e aí da pra compartilhar no Whatsapp ou Face.

  • Posted at 10:00 PM, 08/03/2018

    Hugo, para que a experiência de localização de uma determinada loja de uma rede de lojas o mais ideal a ser usado seria a geolocalização que ainda não está disponível nos Apps da FA.
    Vc tem uma previsão para quando terá essa funcionalidade dentro da FA???

  • Posted at 4:21 PM, 14/03/2018

    Hugo muito bom este post. Me deu algumas boas idéias, obrigado.

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