Olá Apper,

Este post vai abordar um dos assuntos que pertencem ao tema “Usabilidade” – muito importante para um negócio em ambiente digital: a consistência de um aplicativo!

Mas o que é consistência?

Consistência é quando existe uma sequência lógica entre cada parte de um negócio ou de um projeto. Num aplicativo, o significado é o mesmo: tudo deve parecer e efetivamente ser conectado e harmozinado, de modo a ter sentido.

Mas ter sentido pra quem? Para seus clientes e usuários.

Quando um potencial usuário descobre o seu app, existem algumas informações disponíveis antes do acesso de fato (por exemplo, o nome do app, as descrições nas lojas de aplicativo, etc).

Isso faz com que seu potencial usuário crie uma expectativa sobre o que ele terá de benefício e se atenderá à necessidade dele ao clicar e acessar.

Quando este usuário entra em seu aplicativo, a sua missão como criador do app, é fazer com que a expectativa dele seja atendida.

Então, Por quê a consistência de um app é importante?

Veja duas razões:

1) Para que o usuário mantenha em sua cabeça uma boa imagem sobre o serviço que você, apper, ofereceu. Assim, seu app terá mais credibilidade a partir da primeira impressão ao usuário e fará com que ele retorne;

2) Intuição. Tudo o que fazemos baseado em nossa intuição nos levam a decisões melhores e nos dá mais confiança em seguir com elas, como mostrado em uma pesquisa científica de 2016*.

Então, se um usuário associar a resposta da necessidade dele com o que o seu aplicativo oferece, bingo! A confiança dele com o seu serviço aumenta.

(*) Texto em inglês. Revista científica americana Psichological Science.

Ou seja: ao consumir um serviço por meio de um aplicativo, um usuário que associe as funções oferecidas em um passo a passo claro em que ele próprio tire suas conclusões, observando que o app “acompanhou” (ou “adivinhou”) seu raciocínio, terá muito mais chances de sucesso em convertê-lo como cliente!

Se você organizou seu app para ser uma referência aos usuários de forma intuitiva, considere-se ainda mais perto do objetivo:

Entregar ao seu cliente o que ele esperava!

Como trabalhar a consistência do seu aplicativo com a FabApp?

Nossa plataforma permite que você crie um app sem o uso de programação. Nosso editor possibilita que você escolha funcionalidades em um menu e arraste diretamente para a tela do celular.

Da mesma forma, a lógica de navegação e as cores temáticas do seu aplicativo são feitas em poucos cliques!

Você tem diversas formas de construir uma linda e eficiente página inicial do seu app com a plataforma!

E agora lançamos mais uma melhoria que permite ainda mais a personalização dos apps:

A personalização do grupo de abas.

Você não sabe o que é um grupo de abas? Clique aqui. e descubra em nosso artigo de suporte.

Se você já está familiarizado com essa funcionalidade, veja o vídeo a seguir para entender como trabalhar com sua personalização (avance para o minuto 2:40 do vídeo):

No final …

Tenha sempre em mente que seus usuários e clientes precisam se sentir confortáveis usando seu aplicativo!

Abraços e até breve,

Guilherme De Vitto – Marketing @FabApp

Escreva um Comentário