Lançar um app é um grande passo para qualquer pessoa ou organização. Ter o seu negócio e marca exposta para mais de 2 bilhões de usuários é uma enorme conquista. E como saber se o app está finalmente pronto para estar nas mãos dos usuários?

Este post é dedicado para quem já começou a criar ou quer começar a criar o seu aplicativo na Fabapp, mas está com dúvidas sobre o lançamento do app e quais são os requisitos básicos para que o app esteja no ar.

Abaixo a lista para você checar se seu app está pronto para o lançamento:

#1 – O objetivo, nome, descrição e palavras-chave

Todo app tem um nome. Seja uma marca nova que está sendo lançada ou até mesmo a sua própria já existente. O importante é fazer uma busca nas lojas do Google e da Apple e pesquisar se já tem apps com o mesmo nome para depois facilitar que seu app seja encontrado.

A descrição e palavras-chave são importantes também para trazer relevância na hora do seu app ser encontrado. Tenha certeza que fez uma descrição atrativa e que diga exatamente tudo que seu app faz e proporciona para o usuário.

#2 Estrutura e funcionalidades do app

Estruturar um app não é uma tarefa fácil. Primeiro, você tem que pensar nas funcionalidades e recursos que você quer oferecer para seu usuário. Depois, deve pensar na navegação e UX – sigla para user experience que em português significa experiência do usuário.

Nesta parte é importante ver alguns apps para se inspirar ou usar os templates que a plataforma oferece. Pode testar a vontade, mas o ideal é conhecer bem o que a Fabapp oferece. Importantíssimo entender o que é o grupo de abas para estruturar o seu app, vai te ajudar muito no começo.

Depois é só começar a inserir o conteúdo nas funcionalidades e começar a configura-las. Caso tenha problemas em configurar uma funcionalidade, use nossa comunidade ou procure sua dúvida em nossa Central de Ajuda.

#3 Design e imagens

É difícil encontrar alguém que goste de usar um app com imagens distorcidas ou com uma combinação de cores e imagens mal feita. Mesmo assim, sabemos que nem todos tem a habilidade de fazer um ótimo design do app, mas tem algumas ferramentas grátis na internet que podem te ajudar.

Ferramentas para encontrar imagens como o Pexels ou para achar ícones, como Iconfinder e Flaticon.
Para edição de imagens utilize o Canva e Pixrl.

#4 Planejar posicionamento do App nas lojas

Acima falei da importância do nome e também da descrição e palavras-chave. As lojas de apps do Google e Apple já contam com mais de 6 milhões de apps, então, como você vai fazer para seu app ter mais visibilidade?

Confira o post sobre ASO – app stores optimization – e entenda como você pode tornar seu app mais visível e facilitar a vida do usuário na hora de encontra-lo.

#5 Configurações básicas

Quase lá. Agora é hora de tomar algumas decisões. Seu app vai ter login? Vai ser obrigatório ou facultativo? Quais são as informações que você vai pedir para o usuário? Defina as opções de cadastro e acesso no app.

Nesta parte você precisa pensar e compreender a real necessidade de obrigar ou não seu usuário a inserir os dados dele, lembrando que isso pode prejudicar em certas circunstâncias a vontade da pessoa realizar o cadastro.

Indico que configure o Google Analytics, para ter dados e informações detalhadas dos acessos no app e também que retire as propagandas de terceiros no seu app, o que pode ser feito com a assinatura de um dos planos.

#6 Publicação Google

Chegou a hora. Antes que surja a dúvida, a razão pela qual sugerimos a publicação no Google primeiro, antes da Apple se deve a duas questões: é mais simples e mais pessoas usam Android.

O primeiro passo é configurar o Google Firebase e depois criar sua conta de desenvolvedor no Google Play, que custa 25 dólares, um único pagamento. O processo é simples e fique atento nas informações que vai inserir na hora de publicar, ensinamos tudo direitinho nos vídeos e artigos da Central de Ajuda da Fabapp.

O tempo estimado para todo este processo é de 6 horas, entre começar a configurar o app e ele estar disponível na loja.

#7 Publicação Apple

Depois de publicar o app no Google, naturalmente o próximo passo é publicar na Apple. O processo é mais complexo e exige programação, e por isso nossa equipe cobra uma taxa para fazer o serviço. Além disso, a Apple cobra 99 dólares por ano para manter sua conta de desenvolvedor Apple ativa.

É muito importante o efeito de “seriedade” que a Apple traz para um aplicativo. Como os aparelhos Apple são mais caros, usuários normalmente confiam mais em apps que estão nas duas lojas, Além disso, considere seu público-alvo, que se tiver características como alta renda familiar ou consumidor de bens de luxo, por exemplo, com certeza usarão um iPhone. Veja o post de um dos nossos appers, após o App ser lançado na App Store.

Parabéns, seu app está lançado!

Agora que seu app está oficialmente no ar, separei algumas dicas para você aumentar as chances de sucesso do seu aplicativo.

Alimentar tráfego e melhorar visibilidade

Tente fazer ações que tragam novos usuários, mas que também façam com que os usuários retornem ao seu app. Realize ações em redes sociais, já que são grátis e dependem apenas do seu tempo, mas também considere utilizar serviços de email marketing, como Mailchimp ou RD Station.

Além disso, SEMPRE responda os comentários dos usuários e avaliações feitas no Google Play e App Store. Ao responder os usuários, além de ter a chance de saber o que eles estão achando do seu app, os algoritmos do Google e Apple dão privilégios para apps que tem as avaliações respondidas.

Envio de notificações push

Notificações push são uma necessidade indiscutível dos apps. Envie notificações push para atualizar os usuários e faça uma comunicação direta. O ideal é que você sempre crie valor ao enviar uma notificação push, já que ninguém quer ser metralhado de notificações.

Para ter mais assertividade, use o envio segmentado ou até mesmo individual, personalizando a campanha e aumentando as chances do usuário clicar na notificação e retornar ao aplicativo.

Gestão do app e melhorias contínuas

O App precisa de constantes melhorias e contínua gestão. Para fazer as pessoas baixarem o app e o usarem, o ideal é que você atualize o aplicativo constantemente, com conteúdos novos e até mesmo com novas possibilidades, recursos e funcionalidades, já que a Fabapp ou qualquer desenvolvedor deve evoluir e crescer o produto.

No caso da Fabapp, é difícil conhecer e explorar todos os recursos e funcionalidades, são tantos, né? Vale também considerar que atualizações contínuas são sinais de que o app se preocupa com a usabilidade e com os benefícios que oferece para os usuários na ponta final.

Conclusões e considerações finais

Para lançar um app o mínimo que você precisa fazer está neste post. Uma vez que for cumprida a lista, de fato, seu app está pronto para ser lançado. Depois de publica-lo nas lojas seu aplicativo está oficialmente lançado.

Também, no artigo, tem algumas dicas para colocar em prática após o lançamento do app. E é o mínimo que deve ser considerado, já que lançar o app é apenas o começo. Não deixe de aproveitar os outros conteúdos que estão com link ao longo do artigo, já que com eles vocês poderão aprender outras habilidades e descobrir novas ferramentas para o sucesso do seu app.

Até a próxima!
Hugo Yang

Author

Escreva um Comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.