Lançar um app é um grande passo para qualquer pessoa ou organização. Ter o seu negócio e marca exposta para mais de 2 bilhões de usuários é uma enorme conquista. E como saber se o app está finalmente pronto para estar nas mãos dos usuários?
Este post é dedicado para quem já começou a criar ou quer começar a criar o seu aplicativo na Fabapp, mas está com dúvidas sobre o lançamento do app e quais são os requisitos básicos para que o app esteja no ar.
Abaixo a lista para você checar se seu app está pronto para o lançamento:
#1 – O objetivo, nome, descrição e palavras-chave
Todo app tem um nome. Seja uma marca nova que está sendo lançada ou até mesmo a sua própria já existente. O importante é fazer uma busca nas lojas do Google e da Apple e pesquisar se já tem apps com o mesmo nome para depois facilitar que seu app seja encontrado.
A descrição e palavras-chave são importantes também para trazer relevância na hora do seu app ser encontrado. Tenha certeza que fez uma descrição atrativa e que diga exatamente tudo que seu app faz e proporciona para o usuário.
#2 Estrutura e funcionalidades do app
Estruturar um app não é uma tarefa fácil. Primeiro, você tem que pensar nas funcionalidades e recursos que você quer oferecer para seu usuário. Depois, deve pensar na navegação e UX – sigla para user experience que em português significa experiência do usuário.
Nesta parte é importante ver alguns apps para se inspirar ou usar os templates que a plataforma oferece. Pode testar a vontade, mas o ideal é conhecer bem o que a Fabapp oferece. Importantíssimo entender o que é o grupo de abas para estruturar o seu app, vai te ajudar muito no começo.
Depois é só começar a inserir o conteúdo nas funcionalidades e começar a configura-las. Caso tenha problemas em configurar uma funcionalidade, use nossa comunidade ou procure sua dúvida em nossa Central de Ajuda.
#3 Design e imagens
É difícil encontrar alguém que goste de usar um app com imagens distorcidas ou com uma combinação de cores e imagens mal feita. Mesmo assim, sabemos que nem todos tem a habilidade de fazer um ótimo design do app, mas tem algumas ferramentas grátis na internet que podem te ajudar.
Ferramentas para encontrar imagens como o Pexels ou para achar ícones, como Iconfinder e Flaticon.
Para edição de imagens utilize o Canva e Pixrl.
#4 Planejar posicionamento do App nas lojas
Acima falei da importância do nome e também da descrição e palavras-chave. As lojas de apps do Google e Apple já contam com mais de 6 milhões de apps, então, como você vai fazer para seu app ter mais visibilidade?
Confira o post sobre ASO – app stores optimization – e entenda como você pode tornar seu app mais visível e facilitar a vida do usuário na hora de encontra-lo.
#5 Configurações básicas
Quase lá. Agora é hora de tomar algumas decisões. Seu app vai ter login? Vai ser obrigatório ou facultativo? Quais são as informações que você vai pedir para o usuário? Defina as opções de cadastro e acesso no app.
Nesta parte você precisa pensar e compreender a real necessidade de obrigar ou não seu usuário a inserir os dados dele, lembrando que isso pode prejudicar em certas circunstâncias a vontade da pessoa realizar o cadastro.
Indico que configure o Google Analytics, para ter dados e informações detalhadas dos acessos no app e também que retire as propagandas de terceiros no seu app, o que pode ser feito com a assinatura de um dos planos.
#6 Publicação Google
Chegou a hora. Antes que surja a dúvida, a razão pela qual sugerimos a publicação no Google primeiro, antes da Apple se deve a duas questões: é mais simples e mais pessoas usam Android.
O primeiro passo é configurar o Google Firebase e depois criar sua conta de desenvolvedor no Google Play, que custa 25 dólares, um único pagamento. O processo é simples e fique atento nas informações que vai inserir na hora de publicar, ensinamos tudo direitinho nos vídeos e artigos da Central de Ajuda da Fabapp.
O tempo estimado para todo este processo é de 6 horas, entre começar a configurar o app e ele estar disponível na loja.
#7 Publicação Apple
Depois de publicar o app no Google, naturalmente o próximo passo é publicar na Apple. O processo é mais complexo e exige programação, e por isso nossa equipe cobra uma taxa para fazer o serviço. Além disso, a Apple cobra 99 dólares por ano para manter sua conta de desenvolvedor Apple ativa.
É muito importante o efeito de “seriedade” que a Apple traz para um aplicativo. Como os aparelhos Apple são mais caros, usuários normalmente confiam mais em apps que estão nas duas lojas, Além disso, considere seu público-alvo, que se tiver características como alta renda familiar ou consumidor de bens de luxo, por exemplo, com certeza usarão um iPhone. Veja o post de um dos nossos appers, após o App ser lançado na App Store.
![](https://blog-fabrica-prod.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2019/07/29134628/chrome_n4LXjIqHLD.png)
Parabéns, seu app está lançado!
Agora que seu app está oficialmente no ar, separei algumas dicas para você aumentar as chances de sucesso do seu aplicativo.
Alimentar tráfego e melhorar visibilidade
Tente fazer ações que tragam novos usuários, mas que também façam com que os usuários retornem ao seu app. Realize ações em redes sociais, já que são grátis e dependem apenas do seu tempo, mas também considere utilizar serviços de email marketing, como Mailchimp ou RD Station.
Além disso, SEMPRE responda os comentários dos usuários e avaliações feitas no Google Play e App Store. Ao responder os usuários, além de ter a chance de saber o que eles estão achando do seu app, os algoritmos do Google e Apple dão privilégios para apps que tem as avaliações respondidas.
Envio de notificações push
Notificações push são uma necessidade indiscutível dos apps. Envie notificações push para atualizar os usuários e faça uma comunicação direta. O ideal é que você sempre crie valor ao enviar uma notificação push, já que ninguém quer ser metralhado de notificações.
Para ter mais assertividade, use o envio segmentado ou até mesmo individual, personalizando a campanha e aumentando as chances do usuário clicar na notificação e retornar ao aplicativo.
Gestão do app e melhorias contínuas
O App precisa de constantes melhorias e contínua gestão. Para fazer as pessoas baixarem o app e o usarem, o ideal é que você atualize o aplicativo constantemente, com conteúdos novos e até mesmo com novas possibilidades, recursos e funcionalidades, já que a Fabapp ou qualquer desenvolvedor deve evoluir e crescer o produto.
No caso da Fabapp, é difícil conhecer e explorar todos os recursos e funcionalidades, são tantos, né? Vale também considerar que atualizações contínuas são sinais de que o app se preocupa com a usabilidade e com os benefícios que oferece para os usuários na ponta final.
Conclusões e considerações finais
Para lançar um app o mínimo que você precisa fazer está neste post. Uma vez que for cumprida a lista, de fato, seu app está pronto para ser lançado. Depois de publica-lo nas lojas seu aplicativo está oficialmente lançado.
Também, no artigo, tem algumas dicas para colocar em prática após o lançamento do app. E é o mínimo que deve ser considerado, já que lançar o app é apenas o começo. Não deixe de aproveitar os outros conteúdos que estão com link ao longo do artigo, já que com eles vocês poderão aprender outras habilidades e descobrir novas ferramentas para o sucesso do seu app.
Até a próxima!
Hugo Yang