Neste artigo você vai conhecer algumas dicas de quem está no campo de batalha, vendendo todos os dias.  

SIM, do campo de batalha – entrevistamos nosso gerente comercial da Fabapp Prime (a consultoria e agência de aplicativos customizados da Fabapp), Carlos Dias. Só em 2020, até outubro, foram mais de 80 projetos vendidos e entregues aos nossos clientes. 

Veja agora como você e seu negócio podem vender mais em 2021:

  1. Conheça seu produto (serviço) no detalhe: é extremamente importante que você conheça os atributos, pontos fortes e limitações da sua solução ou produto. O grande ponto aqui é que o seu cliente não tenha uma quebra de expectativa da venda para a entrega do combinado, como aponta. Não à toa é o segundo motivo elencado neste artigo de uma empresa de pesquisa mercadológica – MindMiners;

7 expectativas que todo consumidor tem ao entrar em uma loja

2. Antecipe-se e conheça seu prospect: estude o seu potencial cliente antecipadamente sempre que possível e entenda a realidade e necessidade dele (ou dela) para que você possa oferecer a melhor solução (dentro da sua realidade) e ter menos objeção na hora de avançar com a venda.

Foco no cliente: fortaleça esta cultura na sua empresa - Movidesk
Créditos: Moviedesk Blog.

3. Saiba dizer NÃO para uma venda: Se você praticou o item 1 deste post, já sabe que não pode vender algo que não tem. Coloque os interessados no centro da sua estratégia, avaliando quais clientes apresentam o melhor fit (isto é, adequação) ao seu modelo de vendas e entregas. Nesse caso, saber falar não irá evitar uma frustração entre ambas as partes. Ser transparente e sincero pode fazer com que seu lead se torne um possível cliente no futuro.

4. Como evitar problemas após fechamento do negócio: entender as necessidades e ter documentado e anexado nas propostas e contratos tudo que havia sido conversado e acordado em reuniões é de suma importância. Isso gera segurança para empresa e cliente e alinha as expectativas de ambos os lados. 

5. Como lidar com objeções no processo de entrega do seu produto: em caso de objeções trazer alternativas para redução delas, entender sobre o processo de vendas e o que foi oferecido no fechamento do contrato, sugerir algo novo para atender a necessidade do cliente e oferecer a melhor solução neste artigo de uma empresa especializada em vendas – Mostik.

You need to break these walls! – Shreya Agrawal
Créditos: Shutterstock

6. Principais dicas para um vendedor iniciante: se preparar o máximo possível para apresentar seu produto. Ser resiliente, paciente e aceitar errar. Entender que terá diferentes tipos de clientes e situações, e que a experiência se cria com a prática. Isso te trará cada vez mais segurança e agilidade para as próximas vendas.

7. Aprenda com as vendas que não se concluíram: é importante entender todas as expectativas e alinhar antes de começar a proposta. Saber identificar os stakeholders do projeto que baterão o martelo ao final (persona, processo e expectativa). Com isso você conseguirá cada vez mais reconhecer a real intenção do seu cliente. Neste vídeo do Guilherme Machado você aprenderá 3 dicas rápidas para conhecer mais seu cliente e evitar que a venda não se conclua.

Créditos – Guilherme Machado (Instituto Quebre as Regras)

 8) Mais uma coisa pra você que está começando ou está nas primeiras vendas:  nem tudo é perfeito, a venda muita das vezes não acontece como você espera. Com o tempo você saberá lidar melhor com frustração de negociações que não deram certo e tire sempre aprendizados para que você evolua nas próximas oportunidades.

Quer ver na íntegra o conteúdo?

Abaixo você pode dar o play no bate-papo e acompanhar mais dicas do nosso gerente Carlos Dias da Fabapp Prime.

Você já pode começar a criar seu aplicativo!

E o melhor – na plataforma da Fabapp você cria seu negócio digital sem precisar entender de programação.

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