O que é a notificação push?

Domingo a noite, você assistindo televisão e de repente seu celular vibra e toca o som. É o iFood: “Peça agora uma pizza e ganhe um guaraná!”.

Essas mensagens e notificações que recebemos todos os dias dos apps instalados em nossos smartphones, PCs e tablets são notificações push. 

Elas vem com o conceito de atualiza-lo de tudo que ocorre nos seus apps sem que você tenha que desbloquear o celular. 

Este post vai apresentar como estimular o acesso de usuários e clientes no seu aplicativo, com as notificações push.

Uma das maiores razões para que você tenha um app é para que você possa se comunicar diretamente com seus usuários através dos pushs.

E na Fabapp não pensamos diferentes, por isto que investimos tempo para desenvolver a melhor plataforma de envio de notificações push e apresentarei algumas características e como utilizá-lo em nossa plataforma.

As Notificações Push

Você já deve ter recebido uma mensagem que aparece assim no seu celular como na imagem abaixo, certo?

Essa é a forma mais comum do app se comunicar com o seu usuário.

Sejam novas mensagens em aplicativos de conversas, de apps como o Whatsapp ou Telegram, ou para notificações de atualizações de apps de redes sociais ou jogos.

Todas as vezes que o app quiser comunicar para o usuário que tem algo novo, a notificação push será a forma mais eficiente e rápida para que o usuário volte a abrir o aplicativo.

1° Passo - Recebimento da Notificação Push

A palavra Push, traduzida do inglês, significa empurrar.

Talvez, no seu dia a dia,  você já enfrentou uma porta escrita com o aviso de empurrar em inglês.

Sabendo que o termo push, é o “empurrão” dessa tecnologia no envio da mensagem, a palavra “notification” (notificação) é designada para a mensagem recebida no seu celular.

Abaixo mostramos a você os elementos que compõem uma notificação push:

1- Imagem da notificação (ícone do seu App).

2- Título da Mensagem.

3- A mensagem (limite de 160 caracteres).

Outra característica importante dessa tecnologia é do aplicativo não estar operando ou aberto no recebimento da mensagem. Ao clicar na notificação o app vai ser aberto, seja na primeira página ou em uma parte específica.

Se eu fizer meu app na Fábrica de Aplicativos, poderei usar esse recurso nos meus aplicativos?

Sim. Ao criar e publicar seu app feito na nossa plataforma, você poderá enviar notificações push para os usuários que tiverem o seu aplicativo instalado.

Use as notificações para empurrar uma mensagem e puxar o usuário ao seu App.

Nós precisamos da linguagem certa para tornar essa funcionalidade útil.

Tome apenas o cuidado de não enviar notificações push desnecessárias ou desinteressantes, pois o uso excessivo pode levar o usuário a desinstalar o seu app.

Se a mensagem for usada de maneira apropriada você terá uma grande oportunidade de comunicação e engajamento. Veja uma demonstração do recebimento da notificação:

Resumo da Função

A Notificação Push é um tipo de mensagem enviada para aplicativos de celular ou aplicativos gerais. Ela deve proporcionar conteúdo pertinente ao seu usuário com o intuito de engajamento.

Na Fabapp, a fábrica de aplicativos, as notificações push ou push notifications estão disponíveis em todos os planos e podem ser enviadas para usuários iPhone e Android após o app estar publicado e ser baixado nas lojas App Store e Play Store.

Gostou do post? Entendeu o que são as notificações push?

Quer saber como configurar e enviar notificações push na plataforma da Fabapp?

Compartilhe e comente!


Abraços! 

Hugo

Author