6 formas incríveis e simples para divulgar um app!

Apesar de não ser formado em marketing ou engenharia tenho trabalhado todos os dias dos meus últimos 5 anos com aplicativos. E depois de tanto tempo e tantos apps passando por mim percebi que o sucesso dos apps seguem um padrão, como regras de ouro para divulgar o app.

Consegui observar  o que os apps de sucesso fazem e o que os apps de fracasso deixaram de fazer.  Esse foi o primeiro grande motivo que me fez escrever este post e apresentar algumas formas para você promover seu aplicativo.

E cá pra nós, todos sabemos que ter uma presença mobile e online é essencial para o sucesso atual e futuro de qualquer negócio, já que o smartphone e dispositivos móveis são os canais de comunicação que mais crescem.

A segunda grande razão é que vi muitos empreendedores e profissionais de comunicação investindo meses de trabalho e uma grana preta em campanhas. E depois de muito esforço, sabe o que acontece?

Conseguem menos de 100 downloads.

Não importa se o app é feito para um negócio existente ou se é um app para tirar um ideia do papel, a grande maioria dos apps que não deslancharam cometeram erros básicos e simples, como não pensar nos canais de divulgação, não saber quais serão eficientes e não desenham uma estratégia clara de entrada do mercado.

Se você estivesse em 2009, não precisaria fazer marketing para seu app, pois a loja da Apple tinha 500 apps. Mas estamos em 2018 e já são mais de 5 milhões de apps publicados nas lojas do Google (Android) e na Apple (iOS). A concorrência está acirrada!

Por isso, veja as dicas que vou dar e espero que as coloque em prática para ter os resultados esperados e para que você não seja mais um de milhares que não conseguem um resultado satisfatório com aplicativos.

1. ASO para ser encontrado nas lojas de apps do Google e Apple

Eu digo: Seu app precisa ser encontrado nas lojas. Você responde: Poxa, Hugo, mas isso não é óbvio?

Não é tão óbvio. Para você ser encontrado nas lojas você precisa entender o que é ASO e como aplica-lo para que seus usuários achem o seu app. ASO é a sigla de App Store Optimization (Otimização nas lojas de apps) que é um método para que você entenda como as lojas de apps classificam seu app para que ele seja descoberto mais facilmente.

Digamos que eu lancei um aplicativo de cupons de desconto chamado Cupons do Hugo. Se eu indicar para um amigo o Cupons do Hugo, como é um app que está no começo e com baixo número de downloads, o fato do nome ter o termo “Cupons”, a probabilidade das lojas apresentarem o app Cuponeria antes do meu é enorme. Então o usuário pode confundir e baixar o app da concorrência ou não encontrar seu app.

Existem muitos pontos a serem considerados, inclusive eu já escrevi um post super completo sobre ASO que você pode acessar aqui, mas vou dar as dicas mais básicas para que você já veja como é fácil tornar seu app mais “achável”.

  1. Antes de decidir o nome do seu app, faça pesquisas nas lojas para analisar apps com nomes parecidos
  2. Defina um logo diferente desses concorrentes para que o usuário saiba que aquele logo é o seu
  3. Estruture bem as palavras-chave na hora de descrever seu app no processo de publicação (utilize a ferramenta Google Trends e Keyword Planner)
  4. Obtenha 500 downloads rapidamente e sempre responda os comentários e avaliações do seu app

2. Crie listas de transmissões no whatsapp e insira compartilhamento no seu app

Não foi à toa que este item aparece logo depois da dica de obter 500 downloads rapidamente. Um dos fatores que as lojas analisam na hora de destacar seu app para os usuários é o número de downloads totais e a curva de crescimento, a velocidade, que você obtém seus usuários.

A melhor maneira de conseguir os primeiros downloads é com seus amigos, familiares, colegas de trabalho, ou seja, sua rede de contatos. Ok, seu app pode não ser direcionado exatamente para eles, mas que tal um favor para um empreendedor tentando ser bem sucedido com seu negócio?

Crie duas listas de transmissão com 256 contatos e peça para te ajudarem, baixando o seu app. Mas não é só isso.

Peça que avaliem bem seu app e que comentem. Isso fará com que o Google e Apple perceba que seu app é relevante para o usuário! Ah, mas peça para que eles não deletem o app em seguinda, isto contará negativamente.

Outra ação que você pode realizar é incentivar o seu usuário a compartilhar seu aplicativo via whatsapp. Não vou me prolongar muito, sugiro que você acesse este artigo sobre como criar o compartilhamento via whatsapp no seu app.

3. Parcerias e recomendações

Essa é uma das formas mais eficientes e escaláveis de gerar downloads para seu app,  mas que apesar de simples, exige um trabalho intenso ou uma rede de contatos fantástica.

Mas eu não tenho uma rede de contatos fantástica, o que eu faço? Dar a cara a tapa! Mas não significa saia atirando para todos os lados, isso só vai fazer você se decepcionar e achar que é perca de tempo.

Você deve analisar primeiro quem seriam os influenciadores mais relevantes do seu mercado. Digamos que seja culinária e cozinha. Imagina os apresentadores e chefs do MasterChef divulgando seu app?

Claro, você terá que ser muito criativo e também oferecer algo em troca para ter essas recomendações. Ok, eu sei que eu exagerei em pensar na Paola, Fogazza e Érick Jacquin. Mas existem centenas de outros influenciadores.

Faça uma lista e vá atrás de uma parceria ou até mesmo que eles conheçam seu app. Um twitter pode te gerar mais de 10 mil downloads.

4. Obtenha e cultive seus usuários por email marketing

como-fazer-email-marketing

Tenha um cadastro dos seus usuários no seu app e obtenha o email deles. Depois você pode criar uma estratégia de envio de email marketing, de graça, inclusive. Nós também já produzimos um vídeo falando como você pode fazer a sua primeira campanha de email marketing. Mas porquê?

Por que você precisa dar uma experiência para seus usuários que não dependa do app, assim você vai cativa-los mais e o melhor, ele pode encaminhar para a rede de contatos dele o que pode ser uma propaganda gratuita do seu app e da sua ideia.

Além disso é uma forma de cultivar o relacionamento, o qual os usuários poderão responder e inclusive apontar melhorias, sugestões e até mesmo reclamações!

Envie emails para falar de novidades do app, de conteúdos, oportunidade, datas comemorativas ou qualquer comunicação que vá gerar valor para o usuário. Só não exagere, ninguém também gosta de ver a sua caixa lotada de emails da mesma empresa.

5. Comentários em blogs, redes sociais e sites de interesse

A mesma ideia do item anterior, mas você pode fazer isso sem gastar um centavo. Por exemplo, tem alguns leitores do blog da Fabapp que sempre fazem uma pergunta excelente e pertinente, mas no final colocam “Baixe o app XPTO no Google Play e App Store”.

Eu achava que era irrelevante, até perceber que os links que eles postavam nos comentários tinham uma alta taxa de cliques.  E isto com certeza não é algo que acontece só no blog da Fabapp, deve ocorrer em todos. E também em posts de páginas e assuntos relacionados ao tema do seu app no Facebook, Instagram e outras redes sociais.

Se for um post relevante, por que não comentar nele sobre seu app e mostrar para as pessoas que se interessam por aquele assunto que tem um aplicativo feito para ela?

É um trabalho árduo, mas que aos poucos podem gerar um resultado excelente para o sucesso do seu aplicativo.

6. Participe de grupos e comunidades

Depois de entrar num grupo de empreendedores no Whatsapp eu percebi a força que os grupos e comunidades tem. No grupo os participantes trocam ideias, mas também ajudam seus participantes. Lembra da segunda dica, para divulgar no Whatsapp seu aplicativo entre conhecidos?

A ideia aqui é você buscar grupos no whatsapp e outros fóruns para atingir pessoas desconhecidas Lembre também da força dos grupos e comunidades específicos do Facebook e Linkedin para divulgar seu app.

Nessas comunidades as pessoas se ajudam, claro, mas estão ali para ter mais conhecimento e saber de novidades que não são divulgadas em outros meios de comunicação.

Depois de entrar nestes grupos você vai perceber que esta corrente não vai se limitar apenas para que você consiga downloads, mas para que você tenha novas ideias e melhore sempre seu app.

Conclusão

O investimento em melhorar o ASO do seu app e a divulgação entre seus conhecidos são exemplos de como você pode melhorar e muito a performance do seu aplicativo e obter mais usuários.

Existem inúmeras maneiras de você conseguir downloads, mas escolhi apresentar seis formas que eu sei que terão efeito e que não precisam de investimento alto, pelo menos no começo. Você conhece mais alguma?

Não deixe de compartilhar conosco o que você fez para seu app ter sucesso e assim ajudar inúmeros empreendedores que querem mudar as vidas de seus usuários!

Obrigado e até a próxima!