Tenha fotos lindas e resultados maravilhosos!

Existem inúmeros fatores que poderão impactar nas suas vendas no seu app de Delivery: o preço, promoções, sistema de fidelidade, qualidade do seu produto, a reputação da sua marca, o tempo de entrega, atendimento e também as fotos dos seus produtos.

E qual é o resultado de ter fotos melhores dos meus produtos?

Segundo a GrubHub e a Deliveroo’s, empresas americanas similares ao iFood, se um estabelecimento tem pelo menos uma foto do produto comum no cardápio há um aumento de quase 10% das vendas.

Agora, se a foto tiver elementos profissionais, como os que serão apresentados abaixo, há um aumento do 30% na conversão de compra!

Além disso, você também pode aumentar mais ainda a conversão com mais de uma imagem por produto. A Ecommerce Brasil aponta que ter mais fotos do produto aumenta 20% com mais imagens.

Se você somar, você pode crescer quase 60% a suas vendas no app de delivery inserindo 3 fotos com qualidade profissional nos produtos do seu catálogo.

Para isso, separamos 20 dicas bem práticas para você dar um ar bem profissional às fotos do seu cardápio.

Dê uma olhada na imagem abaixo. Qual desses hambúrgueres você estaria mais inclinado a comprar?

Com algumas orientações, já é possível elevar e muito o nível e a qualidade das imagens dos seus produtos.

Você não precisa de câmeras profissionais, contratação de estúdio ou de fotógrafos (mas se você puder pagar por isso, indicamos esse investimento), principalmente com a alta resolução de fotos que os celulares possuem.

Veja abaixo essas orientações e dicas! Vamos lá?

1 – Limpe a lente da câmera do seu celular (pode ser com qualquer tecido macio).

Como limpar o celular para prevenir contágio por coronavírus - DeUmZoom

Pode parecer besteira, mas o nosso smartphone é manuseado o tempo todo e assim não tem como ele estar sempre limpo. Para isso, basta usar um tecido limpo e macio.

De acordo com a UOL, também pode ser feito o uso de álcool 70% líquido.

Aplique essa técnica sempre de limpeza da câmera. O resultado é perceptível e fantástico.

2 – Sempre busque por cenários neutros. Paredes brancas, cinzas, pretas e sem muita interferência visual.

Isso facilita a harmonização estética da sua foto e chama a atenção para o elemento principal que você quer mostrar.

Você perceberá que ficará mais bonito e com um aspecto profissional.

3 – Limpe o cenário e evite bagunça. Enquadre a imagem e retire todo e qualquer objeto que esteja “perdido”.

Os pontos vermelhos representam elementos que poderiam ser evitados ou escondidos pela angulação da fotografia. Sem esses elementos, a foto do produto ficaria bem melhor. Veja o exemplo:

4 – Não esqueça da simetria e segure a câmera firmemente para não desfocar nada.

Se a imagem tremer, fotografe novamente. Não adicione fotos tremidas no seu app. Utilizar um tripé de apoio para tirar as fotos pode ser o ideal. Claro, existem pessoas (que não sou eu) que conseguem tirar perfeitamente a foto sem o uso de apoio.

O importante é não perder o foto e a imagem não ficar tremida.

5 – Deixe os mesmos espaços nas laterais, se for centralizar o objeto principal.

Sempre pense em linhas imaginárias e perceba se elas estão retas.

Centralizar a foto dá o destaque para o produto e melhor experiência na interface do seu sistema de delivery. Dependendo do seu smartphone ou câmera, poderá adicionar essas linhas, como mostraremos na dica abaixo.

6 – Use as linhas grade disponíveis na câmera do celular e centralize o que for o ponto principal da foto.

Para ativar essa função no iPhone, basta ir para: “Configurações” > “Fotos e Câmera” e mudar para “Grid” ou “Grade”.

Nos dispositivos Samsung Galaxy, por exemplo, inicie o aplicativo da câmera, vá para: “Configurações”, role para baixo e mude a opção “Linhas de grade” para “Ligado” ou “On”.

7 – Teste usar o ISO da sua câmera.

As melhores configurações para usar no modo Pro no aplicativo de câmera do  seu Galaxy S20 «Android :: Gadget Hacks - Blog Apps Android

O ISO nada mais é do que a sensibilidade da sua câmera à luz e essa configuração fica na própria câmera (seja ela do celular ou não). Faça um teste e perceba qual o melhor ISO para o local que você está fotografando.

8 – Respeite a regra dos terços: onde ⅔ da foto devem conter o elemento principal.

Nem sempre centralizar é uma ótima opção, ainda mais quando existem diversos elementos na foto. Uma forma de deixar mais profissional é inserir o elemento principal da forma que a imagem abaixo demonstra.

9 – Não corte as laterais da foto.

Isso dá área de respiro para possíveis edições e melhores enquadramentos.

Por exemplo, em uma foto de hambúrguer, não aproxime muito a câmera do pão. Deixe aparecer o prato e a mesa. Na hora de editar a imagem, você pode pensar em enquadramentos melhores que permitirão explorar bem o produto.

10 – Evite enviar as imagens por Whatsapp e salvá-las no celular através dele.

Isso reduz a qualidade de imagem. Ao compartilhar uma foto em apps de mensagem, normalmente, o arquivo é comprimido. Assim, a imagem perde a qualidade.

Que tal enviar por e-mail e começar a usar o Google Drive ou Dropbox? Eles são ótimas alternativas, além de serem gratuitas.

11 – Aposte na compra de um ring light.

Muito utilizado por influencers e por quem produz conteúdo de qualidade em vídeo, o Ring Light é um equipamento de baixo custo e que traz resultados excelentes para suas fotos, pois a deixa bastante iluminado o produto.

12 – O dia está bonito? A importância da luz solar

A luz natural pode ser uma boa pedida.

Abra as janelas, deixe a luz entrar e melhorar a luminosidade das suas fotos. As imagens ficarão mais vivas e as cores mais reais!

13 – Evite usar flash.

Ele compromete as cores do produto e podem deixá-los esbranquiçados.

14 – Não use zoom.

Isso também reduz a qualidade da imagem. Ao invés do zoom, movimente-se mais proximamente do produto ou distancie-se, assim você

15 – Tire mais de uma foto do mesmo produto.

Pode ser feitas com diferentes posições, de diferentes formas. No cardápio do Fabapp Meu Delivery você pode adicionar até 5 imagens, portanto aposte em várias imagens!

16 – Lembre-se que aplicar filtros muito intensos interferem nas cores dos produtos e ingredientes.

Isso pode ser bastante negativo, pois o cliente receberá um produto diferente da imagem. Então quanto menos efeitos, melhor!

17 – Não tire fotos através de apps de imagens. Use a câmera do celular.

Por exemplo, não use a câmera do Whatsapp para tirar fotos!

18 – Sempre pense em ter um estilo próprio.

A imagem deve contar uma história: Pense em como sua marca é. Qual a sua essência? Tente transmitir isso na imagem.

19 – Saia do convencional

Para isso acontecer, tenha o costume de ter um arquivo com imagens de referência. Quando quiser fazer uma foto diferente, abra o seu arquivo. A inspiração vai surgir!

20 – Cuide se a sua imagem está na horizontal ou vertical.

A plataforma do Fabapp Meu delivery exige imagens quase quadradas (750 x 600 pixels). Portanto pense que o elemento principal da sua foto não deve ser prejudicado quando cortada no formato correto.

21 – Não tenha medo de usar as mãos ou outros elementos

Dependendo do seu produto, trazer elementos humanos para a foto podem gerar um resultado ótimo e ter grande impacto na estética da imagem.

22 – Cartolinas podem compor o fundo e a base, imitando um fundo infinito de estúdio.

Escolha uma parede, use uma fita para colar a parte superior da cartolina na parede e deixe uma curvatura no meio da mesma para dar o efeito do fundo infinito. Posicione o prato na outra metade da cartolina e insira elementos para preencher a área útil da fotografia, se necessário.

Resumo

Primeiro, mostramos que ter 3 fotos de qualidade para cada produto pode aumentar a conversão do seus pedidos para delivery ou retirada em 60%.

E com esse potencial, acreditamos que com essas 22 dicas e cuidados que você pode alcançar esses resultados. Tire fotos lindas dos seus produtos e faça seus clientes quererem mais ainda os seus deliciosas comidas, alimentos e bebidas.

Agora que você já está sabendo de muita coisa, que tal botar algumas ou todas essas dicas em prática?

Espero que tenham gostado do conteúdo! Boas vendas!

Escrito por: Bruna Palma

Auxílio e revisão: Hugo Yang

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