É impossível falar de apps sem pensar no Google. Além de ser a empresa que criou o sistema Android, o Google é dono de uma das duas lojas de aplicativos que existem, o Google Play.
Porém o papel do Google nos apps vai muito além da loja ou do sistema operacional. Neste artigo vou apresentar 12 ferramentas que vão oferecer um enorme poder aos desenvolvedores de apps e que são indispensáveis.
Google Play
Impossível pensar em aplicativo sem começar pela maior loja de apps o Google Play Store. Como é a loja oficial para aplicativos Android, a loja foi criada com o intuito de unir desenvolvedores e usuários. Para quem está desenvolvendo um app, criar esta conta é um item obrigatório.
O custo é de 25 dólares, você paga uma vez e pronto, publica quantos apps quiser na sua conta. Ao contrário da loja da Apple que oferece um processo chato e extremamente lento, a publicação na Play Store é super rápida, demora menos de 6 horas para seu app estar no ar.
Após o app ser publicado, a loja do Google também oferece a opção para toda a análise dos dados de acessos do seu app, que será a principal bússola para que o desenvolvedor saiba se está no caminho certo ou errado.
Google Analytics
Os dados não mentem! E para ter as informações mais relevantes sobre o uso do seu app, a ferramenta de análise do Google é excelente para isso. O Google Analytics é provavelmente uma das ferramentas mais poderosas para análise de dados.
Após integrar o Google Analytics no seu app, o desenvolvedor de app terá acesso a informações como o número de acessos, engajamento dos usuários no app, a retenção e taxa de saída, demografia, conteúdo mais acessado, canais de aquisição dos usuários, aparelhos e tecnologias que os usuários utilizam, além de infinidade de outros dados relevantes que facilitarão o seu trabalho de evolução constante do seu aplicativo e negócio.
Google Admob
É a maneira mais fácil de um desenvolvedor de apps começar a monetizar os acessos e uso do seu app. Ao integrar o Google Admob, o passará a mostrar propagandas em diversos formatos para os usuários, que ao visualizarem ou clicarem nestes anúncios vão gerar dinheiro para o dono da conta do Admob.
E o que é e como funciona o Google Admob? O Google tem um sistema que oferece para empresas a possibilidade de anunciar suas propagandas nos aplicativos, filtrando os apps que possuem o público-alvo de interesse e o desenvolvedor permite que esses anúncios apareçam no seu app criado por ele. Se o modelo de negócios do app é ter milhões de usuários sem cobra-los, o Admob é o recurso ideal para monetização.
Google Formulário (e Gsuite)
Como criar enquetes, pesquisas de satisfação, quizzes, simulados e pesquisas? Simples e grátis, este é o Google Forms. Com essa ferramenta fica fácil criar formulários para obter as mais diversas informações.
Com o Google formulários o desenvolvedor poderá divulgar o formulário com um link (url) e depois enviar para os usuários ou integrar o formulário no app através do iframe ou html. Ao criar pesquisas com os usuários o criador do app sairá do achismo e poderá ter mais certeza e assim maximizar o efeito de suas ações de comunicação e melhorias do app.
Google Gmail
Eu já usei alguns emails, como Outlook, Hotmail, Yahoo, mas nenhum deles se compara ao Gmail do Google. Isso porquê sabemos que manter a caixa de email organizada é um enorme desafio e que as informações contidas nos emails são importantíssimas.
O Gmail tem uma interface extremamente amigável, um sistema de filtragem eficiente, maneiras de organizar com etiquetas, esquema de pastas e o melhor, tem o melhor sistema de busca de informações. Assim, mesmo que seja um email de 5 anos atrás, o buscador do Gmail não vai te deixar na mão.
Google Alerts
Quer saber tudo que estão falando sobre seu app e seu negócio? Configure e utilize o Google Alerts. O primeiro passo é definir as palavras que deseja ficar ligado e após a configuração o Google Alertas notificará via email todas as vezes que houver alguma citação das palavras que foram indicadas para gerar alertas
Claro, estamos falando que a ferramenta pode ser utilizada para monitorar tudo que estão falando sobre a sua marca, seu app, mas também é uma boa ferramenta para acompanhar e monitorar a concorrência.
Google Trends
Nada como saber a tendência da web e é para isto que o Google Trends serve. Com o Google Trends (Tendências) o criador do app poderá analisar o interesse das pessoas por termos. E por quê fazer isso?
Ao saber as palavras e termos mais buscados na web a ideia é inserir essas palavras no seu conteúdo e com isso aumentar a chance do seu aplicativo ser encontrado. É simples, procure o termo desejado e suas variações. Para nós, sabemos que o termo “App” é mais procurado que “Aplicativos”. Perceba que usamos mais o termo “app” nos nossos textos do blog do que “aplicativo”!
Google Calendar
Depois de falar do Gmail é impossível não falar da plataforma de calendário do Google. Sabemos que tempo é dinheiro e o Calendar te ajudará a organizar a suas tarefas e compromissos.
O que você acha de que marcar uma reunião e os convidados não comparecerem, por que “esqueceram”? Pois então, com o Calendar os usuários podem envolver outras pessoas na sua agenda, deixando-a pública e enviam convites para todos envolvidos, mesmo que não utilizam o Google Calendar ou Gmail. Não deixe de usar as notificações, pois na correria do dia-à-dia fica difícil lembrar de todos os nossos compromissos.
Youtube (Google)
Dominar a comunicação através de vídeos online deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade há alguns anos. E não tem comparação, o Youtube é a principal plataforma de vídeos online do mundo.
Além de te dar maior relevância nas buscas do Google, o Youtube tem bilhões de usuários prontos para ver o seu vídeo. Além disso, ao criar um vídeo, ele pode ser facilmente compartilhado e até integrado via html.
Google Translator (tradutor)
Não domina o inglês? A maioria do conteúdo da web, sejam imagens, vídeos e textos, é escrita em inglês. Por exemplo, digamos que o desenvolver precise muito de um ícone ou imagem para o aplicativo. Se a procura for feita em português, encontraremos uma quantidade razoável de opções. Mas se procurarmos em inglês, veremos que o mundo é muito maior do que imaginávamos!
Faça um teste, sempre que estiver pesquisando algo, procure em inglês também e veja o que especialistas e profissionais do mundo tem para te oferecer!
Google Keyword Planner
Se você é um leitor assíduo dos meus posts, saberá a importância de ASO para que seu app deslanche! O Keyword Planner é essencial para qualquer desenvolvedor fazer uma estratégia para atrair usuários para o app sem precisar gastar dinheiro!
Ele te ajudará a ver quais são as palavras e termos mais valiosos e que serão necessários na hora de divulgar seu conteúdo.
Google My Business (Google Places)
Apesar de ser o último da lista, não deixa de ser extremamente relevante. Para ter o seu negócio aparecendo organicamente no maior site de buscas do mundo é um trabalho constante e de muito esforço. Mas quer ter uma relevância maior no Google e permitir que seu negócio tenha mais tráfego de maneira simples?
Configure o seu Google Places e permita que os usuários cheguem ao seu negócio de maneira orgânica.
Conclusão
O Google é uma das 5 maiores empresas de tecnologia do mundo e eles tem uma variedade enorme de ferramentas e recursos para ajudar seu negócio a crescer no mundo online. Neste artigo apresentei algumas ferramentas dentre as dezenas que eles oferecem e que são essenciais para o crescimento do seu aplicativo e negócio.
Seja para conseguir mais usuários, para ganhar dinheiro com apps ou até mesmo para aumentar o valor da sua marca, se for online, o Google vai te ajudar.
Conhece outra ferramenta que foi essencial na sua jornada? Deixe nos comentários!
Um ótimo dia para todos!
Hugo B.Y.
2 Comments
Boa Hugo, muito boa essa ideia das ferramentas Google.
Além das 12 que você citou, e que compilei ao final, gostaria de sugerir também mais algumas:
Google Drive : Muito útil para quem trabalha em mais de uma locação e precisa acessar documentos e arquivos remotamente ou apenas para quem quer fazer um back-up. Também funciona como hospedagem de arquivos a serem compartilhados em Apps, .PDFs por exemplo.
Google Webmaster Tools e Google Insights: Ajudam a dar um check-up e uma turbinada no seu site
Google Hangouts: Vídeo conferências
Google Digital Garage: Diversos cursos online e gratuitos (apenas em inglês)
é isso aí, bons clicks!
Google Play
Google Analytics
Google Admob
Google Formulário (e Gsuite)
Google Gmail
Google Alerts
Google Trends
Google Calendar
Youtube (Google)
Google Translator (tradutor)
Google Keyword Planner
Google My Business (Google Places)
Olá, Antonio!
Poxa, muito legal as que você citou também!
As ferramentas que separamos são as que pensamos mais quando se fala do universo dos apps, na verdade. Mas essas são ótimas também e podemos fazer um post sobre elas!
Obrigada pela sugestão.