Vencedor ganhou viagem para os EUA com tudo pago

Já pensou se uma ideia sua fosse reconhecida, premiada e você ainda pudesse ajudar milhares de pessoas a se informar sobre um importante assunto como a saúde sexual e reprodutiva? Essa foi a ideia da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde ao criar o Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente, executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).

 

encerramento - baixa

 

 

Adolescentes de 10 a 19 anos, residentes no estado de São Paulo, foram convidados a pensar em formas de disseminar conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva por meio de aplicativos mobile.

Os interessados puderam se inscrever pelo site aplicativosaudeadolescente.com.br e receberam acesso a uma plataforma onde eles mesmos podiam criar seus apps e concorrer aos prêmios em três categorias: individual, coletivo de Ongs ou coletivo de Casas do Adolescente, que é um serviço público de saúde que atende especificamente adolescente.

Juri Técnico

Um júri técnico formado por profissionais da saúde e de tecnologia avaliaram os apps que já atingiram mais de 20 mil pessoas. “O app mais baixado atingiu diretamente 10 mil pessoas, fora outras tantas impactadas indiretamente. Esse número é realmente bem representativo se comparado a outros Apps criados por adolescentes”, afirma Evandro Ariki, Diretor Social da Fábrica de Aplicativos, que foi o portal utilizado para desenvolvimento dos Apps.

Jhonatan Sotano Galante, 19 anos, morador de Catanduva, criador do app Minha Gestação foi o vencedor do concurso e embarcará em uma viagem para Oakland em abril para participar de um congresso sobre saúde e tecnologia. “Aprendi varias coisas no processo de criação e espero que meu aplicativo seja útil para adolescentes gestantes. O maior desafio foi pensar em como levar a informação de maneira atrativa aos adolescentes”, afirma Jhonatan.

 

Vencedor - baixa

 

“Este concurso coloca o Estado de São Paulo na vanguarda da mobilização coletiva voltada à saúde na adolescência, que abrange os próprios adolescentes, especialistas e as entidades parceiras. Queremos modernizar e otimizar a comunicação com esses adolescentes, com o objetivo de discutir de modo direto, inteligente e ágil os assuntos fundamentais sobre sua saúde”, destaca Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente.

Para o presidente do CIEDS, Vandré Brilhante, o Prêmio Aplicativo Saúde Adolescente foi uma importante iniciativa que coloca o adolescente como protagonista de uma nova estratégia para atingir efetivamente um público que sempre está atualizado e se comunica de maneiras diferentes. “Ninguém melhor do que o próprio adolescente para apontar como levar informação com qualidade, assertividade e de maneira atraente”, concluiu Brilhante.

Author

1 Comment

  1. Gostei dessa iniciativa de informar as pessoas a importância da saúde muitas pessoas realmente precisam dessa informação e que devemos cada mas sempre ta se cuidando para vivermos melhor!

Escreva um Comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.