Escolher a tecnologia a ser utilizada é uma difícil decisão para a grande maioria dos projetos. Se for um aplicativo, cedo ou tarde você vai se deparar com a questão: web app, app híbrido ou app nativo? De todos os usuários de smartphones, 84% utilizam Android e 16% iOS e você precisa decidir qual público quer atingir ao decidir que tecnologia usar. Se você sabe ou não a diferença dos três, este artigo vai eliminar todas as suas dúvidas e apresentar as vantagens e desvantagens de cada um.

 

Para ficar ainda mais clara a diferença entre os apps, abaixo selecionamos alguns pontos:

 

 

 

Eles se diferenciam na maneira e requisitos para serem desenvolvidos, na experiência que oferecem para o usuário do aplicativo, seja de interface, de performance e também no objetivo de cada. Basicamente, a resposta que tenho para a pergunta acima, sobre qual tecnologia usar, é: depende. Depende do seu orçamento, do mercado de atuação, do perfil do usuário, das experiências passadas e de suas competências. Quando você utiliza o plano gratuito na Fábrica de Aplicativos, o seu app será web. Após assinar um dos planos, o app pode ser publicado na versão app híbrido.

 

Web App

 

O web app, na verdade, é uma página na internet acessada como qualquer outro site através de um navegador e desenvolvido, geralmente, em HTML5. O acesso é por uma URL e o usuário tem a opção de instalar o app na tela inicial do aparelho, criando um atalho para acessá-lo. Diferentemente do app nativo e do híbrido, o web app não utiliza as funcionalidades do dispositivo, como câmera e GPS, além disso não ocupa espaço na memória do aparelho, a visualização é por um navegador e só funciona se estiver conectado à internet. O design é de um web app com a interface mobile e o custo é bem mais baixo comparado ao app nativo, por exemplo.

 

Para quem acreditava que o webapp era algo que morreria, a última pesquisa da Gartner mostrou o contrário. Aí vem a era dos web apps progressivos.

 

Aplicativo Nativo

 

O aplicativo nativo fica armazenado no dispositivo (smartphone) e é baixado diretamente pelas lojas, Google Play (Android) ou App Store (iOS). Este app é desenvolvido pelas linguagens nativas destas plataformas e podem utilizar as funcionalidades específicas do dispositivo, como câmera, GPS, contatos, etc, além de possuir uma integração diretamente com as bibliotecas de cada um deles.

 

O app nativo tem um custo mais elevado, pois tem uma linguagem própria e específica do sistema operacional, desenvolvida para cada plataforma. Para você publicar o aplicativo nas lojas é necessário uma aprovação, ou seja, ele precisa estar de acordo com as políticas internas de cada uma delas. Além disso, normalmente, o app também funciona no modo offline.

 

Aplicativo Híbrido

 

O aplicativo híbrido, diferente do nativo, não foi desenvolvido completamente na linguagem específica de cada sistema operacional, o app utiliza várias linguagens e engloba dois formatos: é metade nativo e metade web app. Assim como os nativos, também pode ser baixado pelas lojas e utilizar as funcionalidades do dispositivo, mas a diferença é que também permite o acesso através da Web App, inserindo uma página web, por exemplo, onde as informações são integradas do site para o app.

 

O app híbrido tem um custo mais baixo, pois envolve parte de linguagem nativa e a outra parte é web apps. Então, se você busca uma usabilidade bem próxima do nativo, o app híbrido vai sanar a sua necessidade. A comunidade web é gigantesca e trabalha para facilitar cada vez mais esta tecnologia, como Ionic e também React JS.

 

Conclusão

 

Agora você pode escolher qual tecnologia utilizar. Mas sei que vai usar a plataforma da Fábrica de Aplicativos, pois ela traz um custo 20 vezes menor que o do mercado, com a possibilidade de ter um web app e um app híbrido. Depois de criar seu app, não deixe de publicá-lo nas lojas da Apple e Google.

 

Você já tem alguma ideia para criar um app? Veja o nosso site e comece agora mesmo!

 

Tem alguma sugestão de post para a Fábrica de Aplicativos? Nos envie nos comentários abaixo e quem sabe a sua dica pode ser o nosso próximo tema 🙂

 

 

 

 

Abraços e sucesso,

Thammy Ramires

 

 

 

 

Veja também:

 

Por que devo publicar meu app? 

Quanto custa um aplicativo? 

Como deixar seu app profissional 

 

Author

17 Comments

  1. Muito interessante a postagem. Confesso que como revendedor ficou muito mais fácil pra explicar aos clientes agora a diferença. Parabéns pelo tópico!

  2. VAGNER DE ABREU SANTIAGO Reply

    Muito show esse post. Direciona as duvidas. Parabéns.

  3. Rafael Lomba Reply

    Só estou esperando criar a funcionalidade de Busca pra criar meu GUIA de comercio para poder assim assinar o melhor plano com vcs!

    • Thammy Ramires Reply

      Olá Rafael, boa tarde!

      Em breve essa funcionalidade será lançada 🙂

      Abraços

  4. Boa noite Fabrica. Os apps criados na Fabrica estão rodando offline?

    • Thammy Ramires Reply

      Olá Victor, boa tarde!

      A funcionalidade offline vai ser lançada em breve.

      Fique ligado nas nossas novidades, porque vêm muitas por ai 🙂

      Abraços.

    • Olá, Junior. A Fábrica utiliza webapps e também apps híbridos. O webapp é quando você acessa através do link app.vc ou applink.com.br. Após publicar na loja da Apple ou Google o usuário que baixar e instalar o app usará a versão híbrida! Obrigado pelo comentário! =)

  5. Conteúdo muito bom, aproveito aqui para compartilhar minha experiência com o ionic, desenvolvi dois aplicativos hibridos, um é um jogo da memória onde vc mesmo cria seus tabuleiros com suas imagens de galeria, se quiserem dar uma olhada e me dar a opinião de vcs, está na playstore e é gratuito, segue o link =)
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.i9.memoriav1
    o outro é um aplicativo para vendedores criarem seus catalogos d eprodutos:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.i9.catalogov1

  6. Olá, Italo. Boa tarde, obrigado por comentar no blog. A Thammy não faz mais parte da nossa equipe!

    Os web apps são WAs, PWAs são Progressive Web Apps, aplicativo web progressivos. Os PWA sim, podem ser configurados para funcionarem offline, acessar câmera e também receber notificações push.

    Consegui esclarecer sua dúvida?

Escreva um Comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.