O que é o QR code?

Você já deve ter visto uma imagem como esta e ficou se perguntando: Para que serve esse negócio?

Essa imagem quadrada cheia de desenhos misteriosos aí do lado é o QR code: um código de barras 2D com uma utilidade bem parecida com os códigos que encontramos nas embalagens de produtos no supermercado.

Sua função é armazenar uma série de caracteres que podem formar uma mensagem de texto, um número telefônico ou te levar para um link de vídeo na internet. Para decodificar o QR code você precisa de um celular com câmera fotográfica e um leitor específico.

Eu uso um leitor chamado I-nigma que você pode baixar acessando o link i-nigma.mobi direto do seu celular.

O QR code existe desde 1994 e foi criado por uma empresa japonesa chamada Denso-Wave que o utilizava para identificar peças da indústria automobilística.

Desde 2003 os QR codes também passaram a ser usados para adicionar dados a telefones celulares, em campanhas publicitárias, programas de televisão, adesivos de carros e aqui na nossa plataforma!

Como o QR code funciona na Fábrica de Aplicativos

Ao criar um app na nossa plataforma você recebe um link como este: app.vc/nome_do_seu_app
Imagine ter que digitar esse link no celular para acessar seu app. Seria bem demorado, não é? Para facilitar, a Fábrica de Aplicativos cria para você um QR code com o seu link codificado!

Então o que você tem a fazer é copiar o QR code criado, clicando com o botão direito no mouse e selecionando o comando “Copiar imagem”. Depois você pode colar seu código num post do Facebook, num e-mail ou criar adesivos do seu app e distribuir por aí.

Quando alguém encontrar o QR code do seu app vai poder decodificar o link usando um leitor como o I-nigma. É como tirar uma foto: A pessoa ativa o leitor, aponta para o código e pronto! O link do seu aplicativo é decodificado e a pessoa consegue acessá-lo direto do celular.

E você, já criou seu app? Acesse agora e comece a criar aplicativos mobile sem complicação! www.fabricadeaplicativos.com.br

Até a próxima!