Novidade! Admob do Google: gere mais receita com seus aplicativos

Você já pensou em ganhar dinheiro todas as vezes que um usuário acessa seu aplicativo? Muitos apps possuem o modelo de negócios baseado em Ads, que é a abreviação paraadvertisements, que em português significa propagandas ou anúncios.

 

Neste post vamos esclarecer as maiores dúvidas sobre o tema e mostrar como você pode também entrar neste mercado. Dessa forma, você entenderá como funciona a lógica deste serviço, o que é o serviço de anúncios do Google e seu funcionamento, como instalar no seu app e muito mais. Aproveite!

 

Primeiro, o que é o Admob do Google?

 

O Admob do Google é uma plataforma gratuita a qual o desenvolvedor de apps pode exibir anúncios nos aplicativos e ganhar dinheiro com isso. Ela foi feita especificamente para aplicativos nativos, ou seja, publicados nas lojas.

 

Como funciona? O Google se posiciona entre o desenvolvedor do app e empresas, as empresas pagam para exibir seus anúncios e os desenvolvedores recebem parte deste dinheiro por exibir as propagandas no seu app.

 

       

 

Primeira imagem é a tela de abertura do app, em seguida aparece um exemplo de propaganda vinculada.

 

Como que eu insiro a nova funcionalidade no meu app?

 

O seu app deve estar publicado nas lojas da Play Store, para Android e App Store, para iOs / iPhone.

 

  1. Configure sua conta do Admob no Google.
  2. Insira os códigos do seu Admob no seu app
  3. Atualize seu aplicativo nas lojas
  4. Comece a receber dinheiro

 

Você precisa do plano Especial ou Premium para utilizar esta funcionalidade. Para saber como configurar sua conta Admob, clique aqui. Para saber como instalar o Admob no seu app feito na Fábrica de Aplicativos, clique aqui.

 

Queria ganhar dinheiro, mas tenho medo dos meus usuários não gostarem! O que faço?

 

A Nielsen mostra que 51% dos usuários aceitam propagandas nos aplicativos para obter informações e conteúdo grátis e outros 25% disse que incomoda, mas não deixariam de usar o aplicativo gratuito. Ou seja, 76% dos usuários não se importa se o aplicativo mostre propagandas desde que o download e uso seja gratuito.

 

Como ganho dinheiro? Qual é o meu potencial ganho com a plataforma?

 

Existe um conceito importante, o RPM, Revenue per 1000 Impressions que significa receita por mil impressões. Todas as vezes que cada usuário visualiza o anúncio isto conta como uma impressão.

 

O valor que você receberá a cada mil impressões é uma estimativa e não é um valor certo e pré definido pelo Google. Isto depende de quanto os anunciantes pagarão pelo bloco de anúncios, quantos cliques você terá, o tipo de anúncio e algumas outras variáveis.

 

Fazendo uma breve consulta na internet vi números que vão de US$1,5 a US$7,5 dólares. Se seu app tiver 10.000 acessos na semana, serão 10000 impressões na semana. Se você tiver um RPM de US$5 você vai ganhar US$50 dólares na semana, que são R$175. No mês já serão quase 1000 reais de lucro no seu app!!!

 

Como e quando eu recebo pelos meus pagamentos?

 

Os pagamentos do Admob são mensais, ou seja, todos os meses você poderá transferir seu saldo para sua conta. Vale ressaltar que o primeiro pagamento só ocorre depois que você acumula 100 dólares na sua conta e que também é quando você configura sua conta bancária.

 

Quais tipos de anúncio existem?

 

São diversos os tipos de anúncios. São eles: Banner, Intersticial, Vídeo Premiado e Nativo.

 

Neste momento, nós desenvolvemos o Intersticial para seus apps, que gera mais receita e é mais eficiente que o banner e ao mesmo tempo não é invasivo como o Vídeo Premiado e Nativo.

 

 

banner_admob

 

Banner: um formato de anúncio básico que aparece na parte superior e inferior da tela do dispositivo.

 

 

Intersticial: anúncios de página inteira que são exibidos em intervalos e transições naturais, como na conclusão de um nível. Compatível com conteúdo em vídeo.

 

 

Vídeo Premiado: os anúncios recompensam os usuários por assistirem a vídeos curtos. Bom para gerar receita com usuários que acessam conteúdo gratuito. Disponível apenas para anúncios em vídeo.

 

 

Nativo: formato de anúncio personalizável que combina com a aparência do seu aplicativo. Os anúncios são exibidos de maneira alinhada ao conteúdo do aplicativo. Compatível com conteúdo em vídeo.

 

Conclusão:

 

Existem outras formas de monetizar seu aplicativo e torná-lo um negócio lucrativo. Para produtores de conteúdo o Admob é a melhor ferramenta ideal para começar esta jornada.

 

Como falamos no post, os usuários não se importam com as propagandas desde que o conteúdo seja relevante e gratuito.

 

Não perca tempo, comece o seu aplicativo e insira a funcionalidade do Admob ou caso você já tenha um app, insira no seu app e atualize os apps nas lojas.

Comece a criar seu app agora!

Obrigado.

 

Hugo Borges Yang

 

Para entrar no suporte do Admob do Google, clique aqui