Você já pensou em ganhar dinheiro todas as vezes que um usuário acessa seu aplicativo? Muitos apps possuem o modelo de negócios baseado em Ads, que é a abreviação paraadvertisements, que em português significa propagandas ou anúncios.

 

Neste post vamos esclarecer as maiores dúvidas sobre o tema e mostrar como você pode também entrar neste mercado. Dessa forma, você entenderá como funciona a lógica deste serviço, o que é o serviço de anúncios do Google e seu funcionamento, como instalar no seu app e muito mais. Aproveite!

 

Primeiro, o que é o Admob do Google?

 

O Admob do Google é uma plataforma gratuita a qual o desenvolvedor de apps pode exibir anúncios nos aplicativos e ganhar dinheiro com isso. Ela foi feita especificamente para aplicativos nativos, ou seja, publicados nas lojas.

 

Como funciona? O Google se posiciona entre o desenvolvedor do app e empresas, as empresas pagam para exibir seus anúncios e os desenvolvedores recebem parte deste dinheiro por exibir as propagandas no seu app.

 

       

 

Primeira imagem é a tela de abertura do app, em seguida aparece um exemplo de propaganda vinculada.

 

Como que eu insiro a nova funcionalidade no meu app?

 

O seu app deve estar publicado nas lojas da Play Store, para Android e App Store, para iOs / iPhone.

 

  1. Configure sua conta do Admob no Google.
  2. Insira os códigos do seu Admob no seu app
  3. Atualize seu aplicativo nas lojas
  4. Comece a receber dinheiro

 

Você precisa do plano Especial ou Premium para utilizar esta funcionalidade. Para saber como configurar sua conta Admob, clique aqui. Para saber como instalar o Admob no seu app feito na Fábrica de Aplicativos, clique aqui.

 

Queria ganhar dinheiro, mas tenho medo dos meus usuários não gostarem! O que faço?

 

A Nielsen mostra que 51% dos usuários aceitam propagandas nos aplicativos para obter informações e conteúdo grátis e outros 25% disse que incomoda, mas não deixariam de usar o aplicativo gratuito. Ou seja, 76% dos usuários não se importa se o aplicativo mostre propagandas desde que o download e uso seja gratuito.

 

Como ganho dinheiro? Qual é o meu potencial ganho com a plataforma?

 

Existe um conceito importante, o RPM, Revenue per 1000 Impressions que significa receita por mil impressões. Todas as vezes que cada usuário visualiza o anúncio isto conta como uma impressão.

 

O valor que você receberá a cada mil impressões é uma estimativa e não é um valor certo e pré definido pelo Google. Isto depende de quanto os anunciantes pagarão pelo bloco de anúncios, quantos cliques você terá, o tipo de anúncio e algumas outras variáveis.

 

Fazendo uma breve consulta na internet vi números que vão de US$1,5 a US$7,5 dólares. Se seu app tiver 10.000 acessos na semana, serão 10000 impressões na semana. Se você tiver um RPM de US$5 você vai ganhar US$50 dólares na semana, que são R$175. No mês já serão quase 1000 reais de lucro no seu app!!!

 

Como e quando eu recebo pelos meus pagamentos?

 

Os pagamentos do Admob são mensais, ou seja, todos os meses você poderá transferir seu saldo para sua conta. Vale ressaltar que o primeiro pagamento só ocorre depois que você acumula 100 dólares na sua conta e que também é quando você configura sua conta bancária.

 

Quais tipos de anúncio existem?

 

São diversos os tipos de anúncios. São eles: Banner, Intersticial, Vídeo Premiado e Nativo.

 

Neste momento, nós desenvolvemos o Intersticial para seus apps, que gera mais receita e é mais eficiente que o banner e ao mesmo tempo não é invasivo como o Vídeo Premiado e Nativo.

 

 

banner_admob

 

Banner: um formato de anúncio básico que aparece na parte superior e inferior da tela do dispositivo.

 

 

Intersticial: anúncios de página inteira que são exibidos em intervalos e transições naturais, como na conclusão de um nível. Compatível com conteúdo em vídeo.

 

 

Vídeo Premiado: os anúncios recompensam os usuários por assistirem a vídeos curtos. Bom para gerar receita com usuários que acessam conteúdo gratuito. Disponível apenas para anúncios em vídeo.

 

 

Nativo: formato de anúncio personalizável que combina com a aparência do seu aplicativo. Os anúncios são exibidos de maneira alinhada ao conteúdo do aplicativo. Compatível com conteúdo em vídeo.

 

Conclusão:

 

Existem outras formas de monetizar seu aplicativo e torná-lo um negócio lucrativo. Para produtores de conteúdo o Admob é a melhor ferramenta ideal para começar esta jornada.

 

Como falamos no post, os usuários não se importam com as propagandas desde que o conteúdo seja relevante e gratuito.

 

Não perca tempo, comece o seu aplicativo e insira a funcionalidade do Admob ou caso você já tenha um app, insira no seu app e atualize os apps nas lojas.

Comece a criar seu app agora!

Obrigado.

 

Hugo Borges Yang

 

Para entrar no suporte do Admob do Google, clique aqui

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14 Comments

  1. Achei muito bacana mesmo agora poder contar com essa possibilidade em meus apps e poder monetizá-los dessa forma. A Fábrica tem planos para além do Intersticial colocar outras formas de anúncio tipo banner, vídeo.. ?

    • Hugo Yang Reply

      Waldisson, com certeza! Queremos oferecer todas as possibilidades. E um detalhe: o intersticial já apresenta vídeos!

  2. Rodrigo Horta Reply

    Excelente texto.
    Eu sou fã da fábrica de aplicativos.
    Tenho o plano vitalício e demorei pra lançar meu primeiro app.
    Estudei muito antes e vou ganhar muito dinheiro
    Obrigado,

    Fábrica

    • Hugo Yang Reply

      Rodrigo, obrigado pelo comentário! Compartilhe com todos o seu primeiro app! Estamos juntos! Pra sempre! =)

  3. Agostinho Malandro Reply

    Não compensa AD-MOB, a google passa a mão numa fatia gorda do teu dinheiro, tudo o que ela faz ou deixa de fazer é por influência, exemplo: FaceBook não usa admob, por que sabem o quão pouco pagam e por ter influência! =)
    Em outras palavras, você suja as mãos e ganha migalhas, se você ganha-se 0,25 centavos por vídeo assistido, você tendo 100 mil visualizações em um mês ganharia 25.000,00 o que seria relativamente justo, conseguir a atenção em massa das pessoas não é fácil!
    Mas infelizmente a google vai passar a mão em uma fatia desses 25.000,00.

    Afinal ela é dona da parada toda!!!

    Se você é esperto não aceite mixaria, procure desenvolver uma maneira mais justa de ganhar dinheiro seja criando um sistema próprio de ganhar com anúncios, dentro do próprio app, ou com contratos, com empresas, ou mais.

    Dessa forma você ganha seu próprio território(fatia do mercado), sem ter que depender de fominhas!

    você é um palhaço de circo que faz o show e é mal pago

    • Hugo Yang Reply

      Agostinho, concordo que o Google pega um parcela enorme. Ótima colocação.

      Obrigado por comentar no Blog.

  4. RPM de $5 é completamente utópico. Eu tenho clientes em 172 países e o valor mais alto de RPM que consegui $1,66, mesmo assim de países com pouquíssimo tráfego. Meu melhor mercado, os EUA, meu RPM médio é de $1. O Brasil, meu segundo melhor mercado, apenas $0,44 na média de todo o período, mesmo com a taxa de cliques duas vezes maior que a dos EUA. Os ganhos só aparecem de fato em aplicativos com alta retenção de usuários e milhões de visualizações de tela. De posse dos dados que eu forneci, a matemática é simples:
    [ eCPM = (ganhos totais)/impressões * 1000 ]
    Em um cenário utópico e fixo, dolar a R$4, onde o eCPM seja $1 dolar(e apenas aos EUA), para ganhar R$ 1000 REAIS em um mês (uma alusão ao mínimo), ou seja $250 dolares, é necessário uma média de 8000 impressões diárias por 30 dias (impressões… não solicitações!!) Nos meus aplicativos apenas cerca de 60% das solicitações de anúncios são de fato impressas. Logo, em uma estimativa, seriam necessários 13500 acessos diários para alcançar 8000 impressões americanas. Se fosse no Brasil, com eCPM de $0,44, para atingir o R$1000 em 1 mês seriam necessárias 18084 impressões diárias, ou aproximadamente 30140 acessos por dia. Isso para ganhar $250 dolares, menos $20 do câmbio, R$920 REAIS por mês. Um aplicativo para alcançar 30,000 acessos diários… quanto custa?

    O aplicativo que usou como exemplo, com 10,000 acessos, provavelmente teria 6000 impressões, que, à taxa quase exclusiva americana de $1 dolar por mil, renderia 720 reais no mês. Mas conseguir essa quantidade de acessos é difícil, tenho 5 apps, um com 30,000 downloads, e não consigo ultrapassar ainda 4000 impressões, mesmo com 7000 clientes fixos, em 172 países.
    Ou seja… há outras formas de monetizar, muito melhores. O ganho com publicidade é interessantíssimo como um acessório. Para que forneça uma renda fixa apenas baseada em anúncios, é necessário um aplicativo de sucesso.

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