Sabemos que as vendas online vêm crescendo e que cada dia mais consumidores adotam estes canais de vendas digitais como sua principal forma de aquisição de produtos e serviços.

Segundo a pesquisa realizada pela Ebit|Nielsen, o E-commerce no Brasil em 2021 deve crescer 26% em vendas, com expectativa de que atinja o faturamento de cerca de R$110 bilhões no comércio eletrônico, indicando a consolidação de lojas virtuais no dia a dia do consumidor. 

Conforme números da pesquisa, o crescimento do e-commerce em 2021 conta com o aumento de 16% no número de pedidos, chegando a 225 milhões. Além disso, o valor médio de vendas deve chegar a R$490 com aumento de 9%.

Diante desta expectativa de aumento, que por si só já é um grande atrativo, separamos algumas outras vantagens que você pode ter ao adotar um canal digital de vendas.

1. Melhorar a experiência de compra e visibilidade de todos produtos

Sistemas digitais para recebimento de pedidos podem ser muito interessantes tanto para o estabelecimento quanto para os clientes.

Seus clientes podem acessar todo o cardápio de forma rápida e fácil, fazer suas escolhas tranquilamente e enviar seu pedido sem necessidade de muita interação humana, de forma simples. Podendo ver o seu histórico de pedidos e re-enviá-los, participar de campanhas de fidelização para receber recompensas, etc.

O estabelecimento, por outro lado, pode organizar seu cardápio e apresentar uma descrição atrativa do produto, com todos os detalhes que o cliente precisa saber. Dessa forma é possível destacar os produtos mais interessantes e que tenham mais saída, por exemplo, ou oferecer promoções especiais para facilitar ainda mais a venda. 

2. Use seu tempo de forma mais eficiente

O ganho de tempo proporcionado por um sistema de recebimento de pedidos é flagrante..

Uma vez que você receberá o pedido pronto do seu cliente, reduzindo a necessidade de interações humanas, poderá receber diversos pedidos simultaneamente, sem precisar de um número maior de pessoas para atender toda a demanda.

Outra vantagem relacionada ao tempo, está no fato de que você já receberá todos os detalhes prontos, com todas as informações de que você precisa para confirmar o pedido já organizadas, sem que você precise dedicar mais de seu tempo para isso.

3. Conhecer melhor o cliente

Pode parecer contraditório falar em conhecer melhor o cliente ao mesmo tempo em que você não tem tanto contato direto durante o recebimento do pedido, mas há uma boa razão para afirmar isso.

Ao decidir receber seus pedidos através do app, você terá acesso ao histórico organizado de todos os pedidos daquele cliente, sabendo quando ele costuma pedir e qual é o pedido mais comum feito por ele. Assim, você poderá definir perfis de clientes que poderão ser alvo de promoções e campanhas visando o aumento do número de vendas e também melhorando ainda mais a experiência do cliente.

4. Menor custo operacional

Os custos operacionais que envolvem uma venda online são consideravelmente menores do que os tradicionais. Pequenas empresas, muitas vezes, não têm orçamento suficiente para cobrir despesas como, funcionários, aluguel ou local físico e mais ainda despesas relacionadas à marketing.

Uma loja virtual, por exemplo, talvez não tenha despesas com um local físico, mas certamente o custo para ações de marketing será muito inferior. Isso, pois um canal digital de vendas permite a divulgação dos seus produtos de forma muito mais simples e eficiente. 

Caso seu estabelecimento faça uso de mídias sociais, por exemplo, você pode divulgar seu cardápio através de um link, em uma postagem ou então na própria página, o que facilita muito o processo de engajamento, compra e até mesmo re-compra.

Além disso, como frisamos antes, podemos aqui considerar também o fato de que a automação para recebimento de pedidos pode reduzir a necessidade de contratação de funcionários para este fim.

5. Evitar altas taxas de marketplaces

Possuir um canal digital de vendas próprio, pode ser muito eficiente para fugir de plataformas de marketplace, que cobram altas taxas para que você possa anunciar seus produtos ou serviços.

Sabemos que estas plataformas geram muita demanda, e isso se justifica pelo fato de que elas investem grandes valores em marketing para gerar fluxo de usuários nas lojas anunciantes, mas em troca disso cobram altas taxas, que podem ser fixas ou até mesmo percentual de cada venda feita através do sistema que oferecem.

Ao adotar um canal próprio de venda digital, você não precisa deixar de lado as grandes plataformas de marketplace, mas pode incentivar os clientes que chegam até você a efetuar os próximos pedidos através do seu próprio canal.

Umas das vantagens disso é oferecer para seu cliente um canal mais próximo, através do qual você possa oferecer vantagens únicas e, com isso, fazer com que nas próximas compras ele opte por ele ao invés de uma plataforma de marketplace.

Assim você mantém a alta visibilidade oferecida por estas grandes plataformas, mas pode evitar as altas taxas sobre compras futuras caso seu cliente passe a utilizar seu próprio canal de venda online.

Sucesso e muitas vendas para todos!

Caroline Miniquelli e Lucas Ranna

Fonte: https://www.escoladeecommerce.com/artigos/e-commerce-brasileiro-crescimento/

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