12 ferramentas incríveis do Google para seu app

É impossível falar de apps sem pensar no Google. Além de ser a empresa que criou o sistema Android, o Google é dono de uma das duas lojas de aplicativos que existem, o Google Play. 

Porém o papel do Google nos apps vai muito além da loja ou do sistema operacional. Neste artigo vou apresentar 12 ferramentas que vão oferecer um enorme poder aos desenvolvedores de apps e que são indispensáveis. 

Google Play


Impossível pensar em aplicativo sem começar pela maior loja de apps o Google Play Store. Como é a loja oficial para aplicativos Android, a loja foi criada com o intuito de unir desenvolvedores e usuários. Para quem está desenvolvendo um app, criar esta conta é um item obrigatório.  

O custo é de 25 dólares, você paga uma vez e pronto, publica quantos apps quiser na sua conta. Ao contrário da loja da Apple que oferece um processo chato e extremamente lento, a publicação na Play Store é super rápida, demora menos de 6 horas para seu app estar no ar.

Após o app ser publicado, a loja do Google também oferece a opção para toda a análise dos dados de acessos do seu app, que será a principal bússola para que o desenvolvedor saiba se está no caminho certo ou errado. 

Google Analytics


Os dados não mentem! E para ter as informações mais relevantes sobre o uso do seu app, a ferramenta de análise do Google é excelente para isso. O Google Analytics é provavelmente uma das ferramentas mais poderosas para análise de dados.

Após integrar o Google Analytics no seu app, o desenvolvedor de app terá acesso a informações como o número de acessos, engajamento dos usuários no app, a retenção e taxa de saída, demografia, conteúdo mais acessado, canais de aquisição dos usuários, aparelhos e tecnologias que os usuários utilizam, além de infinidade de outros dados relevantes que facilitarão o seu trabalho de evolução constante do seu aplicativo e negócio.

Google Admob


É a maneira mais fácil de um desenvolvedor de apps começar a monetizar os acessos e uso do seu app. Ao integrar o Google Admob, o passará a mostrar propagandas em diversos formatos para os usuários, que ao visualizarem ou clicarem nestes anúncios vão gerar dinheiro para o dono da conta do Admob.

E o que é e como funciona o Google Admob? O Google tem um sistema que oferece para empresas a possibilidade de anunciar suas propagandas nos aplicativos, filtrando os apps que possuem o público-alvo de interesse e o desenvolvedor permite que esses anúncios apareçam no seu app criado por ele. Se o modelo de negócios do app é ter milhões de usuários sem cobra-los, o Admob é o recurso ideal para monetização.

Google Formulário (e Gsuite)


Como criar enquetes, pesquisas de satisfação, quizzes, simulados e pesquisas? Simples e grátis, este é o Google Forms. Com essa ferramenta fica fácil criar formulários para obter as mais diversas informações.

Com o Google formulários o desenvolvedor poderá divulgar o formulário com um link (url) e depois enviar para os usuários ou integrar o formulário no app através do iframe ou html. Ao criar pesquisas com os usuários o criador do app sairá do achismo e poderá ter mais certeza e assim maximizar o efeito de suas ações de comunicação e melhorias do app.

Google Gmail


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Eu já usei alguns emails, como Outlook, Hotmail, Yahoo, mas nenhum deles se compara ao Gmail do Google. Isso porquê sabemos que manter a caixa de email organizada é um enorme desafio e que as informações contidas nos emails são importantíssimas.

O Gmail tem uma interface extremamente amigável, um sistema de filtragem eficiente, maneiras de organizar com etiquetas, esquema de pastas e o melhor, tem o melhor sistema de busca de informações. Assim, mesmo que seja um email de 5 anos atrás, o buscador do Gmail não vai te deixar na mão.

Google Alerts


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Quer saber tudo que estão falando sobre seu app e seu negócio? Configure e utilize o Google Alerts. O primeiro passo é definir as palavras que deseja ficar ligado e após a configuração o Google Alertas notificará via email todas as vezes que houver alguma citação das palavras que foram indicadas para gerar alertas

Claro, estamos falando que a ferramenta pode ser utilizada para monitorar tudo que estão falando sobre a sua marca, seu app, mas também é uma boa ferramenta para acompanhar e monitorar a concorrência.

Google Trends


Nada como saber a tendência da web e é para isto que o Google Trends serve. Com o Google Trends (Tendências) o criador do app poderá analisar o interesse das pessoas por termos. E por quê fazer isso?

Ao saber as palavras e termos mais buscados na web a ideia é inserir essas palavras no seu conteúdo e com isso aumentar a chance do seu aplicativo ser encontrado. É simples, procure o termo desejado e suas variações. Para nós, sabemos que o termo “App” é mais procurado que “Aplicativos”. Perceba que usamos mais o termo “app” nos nossos textos do blog do que “aplicativo”!

Google Calendar


Depois de falar do Gmail é impossível não falar da plataforma de calendário do Google. Sabemos que tempo é dinheiro e o Calendar te ajudará a organizar a suas tarefas e compromissos.

O que você acha de que marcar uma reunião e os convidados não comparecerem, por que “esqueceram”? Pois então, com o Calendar os usuários podem envolver outras pessoas na sua agenda, deixando-a pública e enviam convites para todos envolvidos, mesmo que não utilizam o Google Calendar ou Gmail. Não deixe de usar as notificações, pois na correria do dia-à-dia fica difícil lembrar de todos os nossos compromissos.

Youtube (Google)


Dominar a comunicação através de vídeos online deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade há alguns anos. E não tem comparação, o Youtube é a principal plataforma de vídeos online do mundo.

Além de te dar maior relevância nas buscas do Google, o Youtube tem bilhões de usuários prontos para ver o seu vídeo. Além disso, ao criar um vídeo, ele pode ser facilmente compartilhado e até integrado via html.

Google Translator (tradutor)


Não domina o inglês? A maioria do conteúdo da web, sejam imagens, vídeos e textos, é escrita em inglês. Por exemplo, digamos que o desenvolver precise muito de um ícone ou imagem para o aplicativo. Se a procura for feita em português, encontraremos uma quantidade razoável de opções. Mas se procurarmos em inglês, veremos que o mundo é muito maior do que imaginávamos!

Faça um teste, sempre que estiver pesquisando algo, procure em inglês também e veja o que especialistas e profissionais do mundo tem para te oferecer!

Google Keyword Planner

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Se você é um leitor assíduo dos meus posts, saberá a importância de ASO para que seu app deslanche! O Keyword Planner é essencial para qualquer desenvolvedor fazer uma estratégia para atrair usuários para o app sem precisar gastar dinheiro!

Ele te ajudará a ver quais são as palavras e termos mais valiosos e que serão necessários na hora de divulgar seu conteúdo.

Google My Business (Google Places)



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Apesar de ser o último da lista, não deixa de ser extremamente relevante. Para ter o seu negócio aparecendo organicamente no maior site de buscas do mundo é um trabalho constante e de muito esforço. Mas quer ter uma relevância maior no Google e permitir que seu negócio tenha mais tráfego de maneira simples?

Configure o seu Google Places e permita que os usuários cheguem ao seu negócio de maneira orgânica.

Conclusão

O Google é uma das 5 maiores empresas de tecnologia do mundo e eles tem uma variedade enorme de ferramentas e recursos para ajudar seu negócio a crescer no mundo online. Neste artigo apresentei algumas ferramentas dentre as dezenas que eles oferecem e que são essenciais para o crescimento do seu aplicativo e negócio.

Seja para conseguir mais usuários, para ganhar dinheiro com apps ou até mesmo para aumentar o valor da sua marca, se for online, o Google vai te ajudar.

Conhece outra ferramenta que foi essencial na sua jornada? Deixe nos comentários!

Um ótimo dia para todos!

Hugo B.Y.