BEM-VINDO À FÁBRICA DE APLICATIVOS!

A grande missão da Fábrica de Aplicativos é oferecer a oportunidade de todo mundo ter um APP! Para isto, neste post você aprenderá como é fácil e rápido você criar um App!

Com infinitas possibilidades, já são milhares de lojas, bares, restaurantes, blogs, agências web, eventos, empresas, fã clubes, escolas, grupos e guias comerciais que já possuem presença nos smartphones! E o melhor: para todas as plataformas que existem!

Não perca tempo! Faça você mesmo o seu aplicativo e entre nesse mercado! Vamos lá!

1 – CADASTRO

Para iniciar, entre no site da Fábrica de Aplicativos e faça a seu cadastro, clicando no botão “CADASTRE-SE” localizado no canto superior direito do navegador. Você pode fazer o login pelo Facebook ou fornecendo um email.

Entrando com o Facebook a sua conta já estará ativada, caso seja por email e senha, você deve confirmar seu cadastro através de um email que será enviado automaticamente.

2 – NOVO APP

Com a conta ativada a primeira tela que você irá acessar contém os seus aplicativos! Como é a primeira vez, não vai ter nenhum! =)

Portanto clique em “NOVO APP” e você será direcionado para a primeira tela, onde será a hora definir o visual do aplicativo!

3 – VISUAL DO APP

Comece escolhendo a cor principal do seu aplicativo!

1Depois personalize ainda mais seu app escolhendo as 3 principais imagens dele. É muito importante que elas sejam incríveis, pois assim seu app fica muito mais profissional! Para inserir a imagem, basta clicar em cada um dos ícones:

2

Abertura – É a imagem que aparece quando se abre o aplicativo, sendo ela a primeira que os usuários vão visualizar. Resolução: 320 pixels de largura x 460 pixels de altura.

Imagem do Cabeçalho – Fica no topo do seu aplicativo na tela de menu. Nela você pode inserir uma imagem que indique e demonstre qual é a sua marca ou a razão do aplicativo. Pode ser a sua marca ou até mesmo pode ser usada para propaganda. Resolução: 320 pixels de largura x 80 pixels de altura.

Imagem de Fundo – É a imagem que os usuários irão ver quando uma aba for clicada, no momento da transição entre uma tela e outra. Caso seu app tenha poucas abas, ela aparecerá na tela principal (menu). Muitos appers utilizam a parte inferior desta imagem para comunicação direta. Resolução: 320 pixels de altura x 460 pixels de largura.

IMPORTANTE: As imagens para serem aceitas e carregadas não precisam estar na resolução certa, porém para obter um resultado com um melhor design recomendamos que sejam ajustadas.

Existem programas grátis para isto! Nós gostamos do Photoshop Online e do Ribbet.

4 – ABAS E FUNCIONALIDADES

Após seguir os 3 passos, clique em “Ir para o próximo passo”. Você agora vai escolher as abas e funções que você deseja no seu app. Hora da criatividade, planejamento e execução! Você será levado à uma tela (imagem abaixo) onde você vai editar seu app e ver as alterações em tempo real!!! Para adicionar qualquer aba, basta clicar no botão “ADICIONAR”.

3

Abas e funcionalidades Plano Básico – Grátis!

Facebook

Youtube

Twitter

Flickr

Álbum de fotos

Galeria de Áudios

Vídeos

Podcast

Mapa

Informações

Lista

Mapa

RSS – Blog

Abas e funcionalidades do Plano Especial

Página WEB – Com esta função você poderá inserir a sua página dentro do aplicativo! Fica muito bom! Além disso, as possibilidades são infinitas. Construa formulários para realizar pesquisas, receber pedidos de seus clientes e até mesmo criar um teste! Além disso também podem criar um mapa navegável integrando com o Google Maps!

Mural de Recados – Hora de interagir! Com esta funcionalidade os usuários poderão deixar comentários no aplicativo! Você pode receber elogios, sugestões e muito mais!

Mercado Livre – Você tem uma loja no Mercado Livre? Já pensou em tê-la no aplicativo? WOW!

Outras funcionalidade especiais: Página de ContatoTwitter Hashtag e Instagram.

 

5 – Inserir o conteúdo

Antes de tudo, dê uma lida no artigo Visão Geral das Funcionalidades. Com elas, o apper estará apto a inserir imagens nos textos, criar links, botões “clique para ligar” e também “mande um email”. É bem fácil e intuitivo!

Agora, mão na massa! Insira seus produtos, textos, redes sociais, páginas web e crie um conteúdo que maravilhoso e que faça os usuários acessarem mais e mais seu app!

Pronto! Clique no botão verde “IR PARA O PRÓXIMO PASSO“!

6 – Quase Lá

Seu app está praticamente pronto! Você deve agora:

Escolher o ícone do Aplicativo – será o ícone que aparecerá no celular para o usuário acessar o APP.

4

Depois inserir o nome do APP, Categoria, Sub-categoria, link e descrição.

5

Se você tiver dúvidas sobre o link e descrição, existe um botão “?” para que você tire sua dúvida.

7 – SEU APP ESTÁ PRONTO! DIVULGUE E PUBLIQUE SEU APP

Seu aplicativo está pronto! Você agora pode usar o link (app.vc/nomedoseuapp) ou o QR-code para promovê-lo! Compartilhe nas redes sociais, mande por SMS, Whatsapp e Email!

6

Você poderá acessar as estatísticas de acesso do seu aplicativo destaques. Seu aplicativo vai estar na Galeria e se tiver muitos acessos, com certeza aparecerá nos destaques!

Atualmente o APP pode ser publicado na Play Store, por você ou por nós! Aí é você que decide! Na Apple o processo é diferente e estamos correndo para poder oferecer mais esta opcão para vocês!

Parabéns! Você possui um Aplicativo!

Se você tiver mais dúvidas, as regras da nossa Equipe de Suporte são:

1 – Procure na Central de Ajuda o tópico que você tem dúvida! Lá existem centenas de artigos para te ajudar!

2 – Procure uma pergunta similar a sua no nosso Fórum. Nele a nossa comunidade de Appers e nossa Equipe de Suporte poderão responder sua pergunta!

3 – Appers Especiais têm acesso ao nosso email e podem enviar perguntas diretas ao suporte de dentro da plataforma.

Se você gostou desse artigo, compartilhe! =)

Obrigado!!!

Author